Bicampeã olímpica, Argentina dá vexame e é eliminada por Honduras na primeira fase

ESPN.com.br
EVARISTO SA/AFP/Getty Images
Calleri Lamenta Argentina Honduras Rio-2016 10/08/2016
Calleri lamenta chance perdida pela Argentina contra Honduras

A Argentina protagonizou o primeiro vexame do futebol masculino nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A equipe bicampeã olímpica - 2004 e 2008 - empatou com Honduras por 1 a 1 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, nesta quarta-feira, e foi eliminada ainda na fase de grupos.

O resultado fez o time do atacante Calleri, ex-São Paulo, ficar com apenas quatro pontos ganhos, assim como os hondurenhos, que se classificaram na segunda posição pelo saldo de gols. Os portugueses terminaram na liderança da chave D após empatarem com Argélia por 1 a 1.

O vexame desta quarta-feira foi mais um capítulo da crise vivida pela Federação Argentina, que não tinha treinador antes dos Jogos e quase não viajou para o Brasil. Julio Olarticoechea assumiu o time no dia 6 julho no lugar de Tata Martino, que tinha oito meses de salários atrasados e pediu demissão. O governo federal chegou a intervir na AFA (Associação de Futebol Argentina), que estava quebrada.

Uma matéria do Tribunal Digital, por exemplo, mostrou que, desde outubro do ano passado, 209 cheques sem fundo da Associação foram assinados por pessoas que trabalham na organização. Com isso, 24 milhões de pesos (cerca de R$ 6,2 milhões) não foram pagos por falta de fundos.

JOGO

Os argentinos começaram pressionando os adversários, pois somente a vitória era suficiente para se classificarem. Aos 14 minutos, Lo Celso cobrou falta e Calleri e chutou para fora. Apenas três minutos depois, novamente em uma bola parada, Correa cruzou na área e Gianetti cabeceou na rede pelo lado de fora.

Aos 18 minutos veio a reposta de Honduras. Depois de um chutão da zaga, Lozano apareceu livre, mas chutou em cima do goleiro. Antes do final da primeira etapa, os centro-americanos desperdiçaram uma grande oportunidade. Aos 48, García recebeu dentro área e driblou o goleiro Rulli, que cometeu o pênalti. O arqueiro, porém, se redimiiu e defendeu a cobrança de Acosta.

No segundo tempo, a Argentina abriu o placar, mas o gol foi anulado. Aos 13 minutos, Calleri empurrou Pereira e cabeceia para o meio da área e Vega marcou. O árbitro, porém, assinalou falta do argentino.

O castigo veio aos 26 minutos da etapa final. Elis invadiu a área e foi derrubado por Gianetti. Lozano bateu com força e marcou o primeiro gol do jogo. Depois de sair atrás, a Argentina permaneceu no ataque e pressionou de todas as formas o adversário.

O árbitro marcou seis minutos de acréscimos e Martínez conseguiu o empate aos 47 minutos de partida para a equipe celeste. Apesar do ânimo com o gol, não teve mais tempo para conseguir a virada no placar.

Comentários

Bicampeã olímpica, Argentina dá vexame e é eliminada por Honduras na primeira fase

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.