Phelps faz em 77 minutos o que 145 países nunca conseguiram na história dos Jogos

Antônio Strini e Igor Resende, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
Getty
Phelps precisou de 77 minutos para conseguir o que 145 países não conseguiram na história
Phelps precisou de 77 minutos para conseguir o que 145 países não conseguiram na história

22h31. Michael Phelps bate em primeiro nos 200m borboleta e conquista o ouro da prova que tanto queria ganhar.

23h48. Michael Phelps bate em primeiro fechando o revezamento 4x200m livre dos Estados Unidos e, de novo, fica com a medalha doura.

77 minutos. Este foi o tempo que o fenômeno norte-americano precisou para conquistar dois ouros. Algo que nada menos que 145 países nunca conseguiram em toda a história dos Jogos Olímpicos.

Ou, se preferir, algo que só 83 países conseguiram.

Isso mesmo. Na história da Olimpíada, só 83 países ganharam duas ou mais medalhas de ouro. Outros 145 não conseguiram - sempre considerando todas as Federações que já disputaram, algumas que se juntaram (as Alemanhas) e outras que nem existem mais.

Nações como Armênia, Equador, Costa Rica, Panamá, Peru, Sérvia, Emirados Árabes, Costa do Marfim, Gana, Paraguai, Catar, Árabia Saudita e Bolívia não têm dois ouros.

E Phelps, claro, tem bem mais que isso. Na verdade, o norte-americano tem 21. Mais do que a Argentina (19), por exemplo.

Se fosse um país, ele, sozinho, ocuparia o 40º lugar no quadro de medalhas histórico.

Se Phelps fosse um país...Veja em que posição ele estaria no quadro de medalhas

E isso sem falar em todas as outras marcas impressionantes que já tem.

Phelps é o maior medalhista olímpico e o atleta com mais ouros. Ainda é quem mais subiu ao posto mais alto do pódio em uma só edição dos Jogos - foram oito vezes em Pequim, em 2008.

Também se tornou o mais velho nadador a conquistar um ouro em uma prova individual. E o dono de mais medalhas por um time na história olímpica (são 9 contando só os revezamentos).

 

Comentários

Phelps faz em 77 minutos o que 145 países nunca conseguiram na história dos Jogos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.