Bandeira com estrelas mal alinhadas ofende a China, e Rio se desculpa

ESPN.com.br com agência AFP
Getty
Bandeira da China usada na cerimônia de abertura causou polêmica
Bandeira da China usada na cerimônia de abertura causou polêmica

Quatro das cinco estrelas da bandeira chinesa utilizada nas cerimônias de entrega de medalhas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 não estão alinhadas corretamente, indicou nesta segunda-feira o consulado geral da China no Rio de Janeiro, provocando um "mini incidente diplomático".

Nas redes sociais chinesas, alguns internautas denunciaram um complô contra o país, que terminou em segundo lugar no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, classificando os organizadores brasileiros de "os piores" da história.

"Não estou criticando pela desordem obsessiva compulsiva, mas esta é bandeira nacional. É um princípio que até estudantes primários entenderiam", escreveu Cui Yougyuan, apresentador de televisão chinês, em seu Weibo, versão local do Twitter - ele tem nove milhões de seguidores.

A bandeira chinesa é composta de um fundo vermelho com uma grande estrela amarela que representa o Partido Comunista e a sua direita outras quatro estrelas menores em semicírculo ao redor da maior.

Mas as quatro estrelas menores das bandeiras chinesas nos Jogos do Rio, incluindo a carregada pelo esgrimista Lei Sheng durante a cerimônia de abertura na última sexta-feira, estavam paralelas entre si.

O Consulado Geral da China no Rio indicou nesta segunda-feira nas redes sociais que apresentou uma queixa oficial ao comitê organizador, que pediu desculpas, segundo acrescentou o consulado, e também entrou em contato com o fabricante para corrigir o erro.

China conquista primeiro ouro no Rio com novo recorde no tiro esportivo

Nos dois primeiros dias de competição no Rio, a China conquistou três medalhas de ouro.

Comentários

Bandeira com estrelas mal alinhadas ofende a China, e Rio se desculpa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.