Lenda do atletismo português e compositor de fado morre aos 95 anos

Agência EFE
Getty
Mário Moniz Pereira era sócio do Sporting
Mário Moniz Pereira era sócio do Sporting

O português Mário Moniz Pereira, que treinou vários atletas de renome e ajudou na conquista da primeira medalha de ouro olímpica para o atletismo de seu país, morreu neste domingo aos 95 anos devido a uma pneumonia, informaram nesta segunda-feira veículos portugueses.

Nascido em Lisboa, ele era conhecido em Portugal como "Senhor Atletismo" e é considerado o principal responsável pelas conquistas na modalidade depois da chegada da democracia no país.

Em 1975, Moniz apresentou ao governo um plano de preparação olímpica com o qual buscava melhorar as condições de treinamento dos atletas. Apenas 11 meses depois, começou a colher os resultados, quando seu pupilo Carlos Lopes conseguiu a primeira medalha olímpica para Portugal, uma prata nos 10 mil metros.

Treinado por Moniz, Lopes se converteria em 1984 no primeiro campeão olímpico do atletismo de Portugal ao conquistar o ouro na maratona dos Jogos de Los Angeles.

O "Senhor Atletismo" também treinou outros atletas portugueses de renome, como Armando Aldegalega, José Carvalho, Fernando Mamede, os gêmeos Domingos e Dionisio Castro e Manuel de Oliveira.

Yane Marques será a porta-bandeira do Brasil na Rio 2016

Moniz Pereira, cuja figura sempre esteve unida ao Sporting Clube de Portugal - era o sócio número do clube -, também teve uma carreira na música, já que compôs vários canções célebres de fado para intérpretes como Carlos do Carmo e Maria da Fé.

Comentários

Lenda do atletismo português e compositor de fado morre aos 95 anos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.