Professor de verdade e fã de Telê; conheça o técnico que é 'muito bem cotado' no São Paulo

ESPN.com.br
Se Bauza sair, Edu Affonso diz que Rueda é 'muito bem cotado' no São Paulo

Com a chance de Edgardo Bauza assumir a seleção argentina, já começam a surgir possíveis substitutos do argentino no cargo de técnico do São Paulo. De acordo com o repórter Eduardo Affonso, da ESPN Brasil, Reinaldo Rueda, treinador do Atlético Nacional, da Colômbia, é 'muito bem cotado' no time tricolor.

Nascido em Cali, Rueda, hoje com 59 anos, se dedicou aos estudos esportivos desde cedo. Formado em educação física e pós-graduado na Escola Superior de Esportes na Alemanha, ele chegou a ser instrutor na Escola Nacional de Treinadores, licenciada pela Fifa.

O profundo conhecimento da modalidade permitiu passagens importantes pela seleção colombiana, em 2006, e dois trabalhos de respeito ao classificar Honduras para a Copa do Mundo de 2010 e o Equador para a de 2014.

Rueda chegou ao Atlético Nacional em 2015, logo após Juan Carlos Osorio assinar com o São Paulo. O desafio de substituir um técnico considerado "revolucionário" no país não foi nada fácil, mas o trabalho surtiu efeito. Em pouco tempo, o treinador manteve o clube forte e fez uma campanha sólida até a final da Libertadores.

Como todo estudioso sul-americano, Rueda tem vasto conhecimento sobre o futebol brasileiro e seus treinadores. Apesar de ter o ex-técnico da seleção espanhola, Vicente Del Bosque, como principal influência, o colombiano tem um carinho especial por Telê Santana. O trabalho feito pelo ídolo são-paulino na Copa do Mundo de 1982 foi marcante na vida do comandante do Atlético Nacional.

Para o São Paulo, a eventual saída de Bauza é... VEJA o debate do 'Linha de Passe'

"Telê Santana é a maior referência do futebol brasileiro. Aquela seleção brasileira da Copa do Mundo de 1982, na Espanha, é uma das melhores que vi jogar", disse.

O São Paulo também já ganhou elogios de Rueda. Em entrevista ao Correio Braziliense realizada antes do duelo tricolor contra o Atlético-MG, nas quartas da Libertadores, o técnico do Atlético Nacional foi firme ao dizer que o tricampeão da América era o melhor brasileiro no torneio.

"Sem dúvida nenhuma, o São Paulo. Evoluiu. É um time que está mostrando organização, futebol coletivo. Por causa disso, individualidades como as de Calleri e Ganso estão se sobressaindo", destacou na época.

Porém, depois do elogio, o próprio São Paulo virou vítima do treinador colombiano. Na semifinal da Libertadores, o Atlético Nacional venceu a equipe paulista duas vezes e carimbou sua vaga na decisão.

Comentários

Professor de verdade e fã de Telê; conheça o técnico que é 'muito bem cotado' no São Paulo

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.