Tim Duncan, um dos maiores da história, se aposenta

ESPN.com.br
D. Clarke Evans/NBAE via Getty Images
Tim Duncan em ação pelos Spurs
Tim Duncan em ação pelos Spurs 

Um dos maiores jogadores da história da NBA está dizendo adeus.

Tim Duncan decidiu oficialmente nesta segunda-feira não retornar para mais uma temporada com o San Antonio Spurs e irá se despedir do basquete aos 40 anos com cinco troféus de campeão da NBA, dois títulos de MVP e um legado que servirá de referência de humildade e basquete coletivo para a eternidade.

Duncan defendeu apenas uma equipe a vida inteira, o San Antonio Spurs. De equipe "fora do mapa" dos Estados Unidos, a cidade texana virou referência mundial graças aos feitos de Duncan.

Antes de Duncan chegar, já estavam lá David Robinson e um novo Gregg Popovich. Mas foi só depois que o pivô de Wake Forest nascido nas Ilhas Virgens plantou os pés no Texas que a franquia passou a vencer e foi aos playoffs em TODOS os anos em que ele esteve lá.

Apesar de ter ganhado um título com Robinson em 1999, foi apenas com a chegada de dois estrangeiros que Tim Duncan e os Spurs criaram uma verdadeira dinastia.

1ª escolha do draft, 5 títulos e relação com Popovich: relembre a trajetória de Duncan

Ao lado do argentino Manu Ginóbili e do francês Tony Parker, Duncan conquistou mais quatro títulos na NBA e viveu o auge da sua carreira.

Os três detêm o recorde de maior número de vitórias por um trio nos playoffs (126) e na temporada regular (575).

De 1997 em diante - ou seja, desde que Duncan entrou na NBA -, os Spurs são o time com maior número de vitórias na NBA (1072) e o melhor aproveitamento de todas as franquias dos esportes norte-americanos (71%)

Postura, maturidade, humor e conquistas: saiba como Duncan construiu seu legado no basquete

Em 2015-16, Duncan, já afetado pela idade, teve a pior temporada da sua carreira em média de pontos (8,6), rebotes (7,3) e tocos (1,3).

Nos 19 anos de carreira, Tim Duncan conseguiu 1001 vitórias na temporada regular (3ª maior marca na história) e se despede com médias de 19 pontos, 10,8 rebotes e 2,2 tocos por partida na NBA.

Comentários

Tim Duncan, um dos maiores da história, se aposenta

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.