Entenda por que Cristiano Ronaldo e Pepe não se desgrudam

Francisco De Laurentiis, de Paris (FRA), para o ESPN.com.br
VI Images via Getty Images
Cristiano Ronaldo Pepe Treino Sporting 17/07/2002
Cristiano Ronaldo e Pepe treinam no Sporting, em 2002: início da amizade

Cristiano Ronaldo e Pepe não se desgrudam.

Nos treinos da seleção de Portugal na Eurocopa, estão sempre rindo juntos.

Quando um faz um gol, logo o outro aparece para dar um abraço.

No Real Madrid, é a mesma coisa: inseparáveis.

Mas por que tanto afinidade? A explicação é simples: nenhum outro jogador na história jogou tanto tempo ao lado de Cristiano Ronaldo quanto Képler Lima, o Pepe.

E só assim para ganhar a confiança do complicado CR7...

A dupla fundou os alicerces da amizade há 14 anos, em 2002, quando o brasileiro naturalizado luso, então recém-transferido do Corinthians-AL para o Marítimo-POR aos 17 anos, passou por uma avaliação de duas semanas no Sporting, em Lisboa.

Na equipe alviverde, o garoto natural de Maceió treinou ao lado de um jovem talento que começava a despontar na base dos "Leões": um tal Cristiano Ronaldo, que no ano seguinte iria arrebentar em um amistoso contra o Manchester United, sendo contratado logo em seguida pela equipe inglesa.

Pepe acabou não ficando no Sporting, e retornou ao Marítimo. Depois de ótima temporada em 2002/03 com a pequena equipe, terminando em sexto lugar no Português, ele foi vendido por "apenas" 1 milhão de euros (R$ 3,66 milhões, na cotação atual) para o Porto.

Durante sua ótima passagem pelos "Dragões", que durou três anos, ele ganhou vários títulos, obteve cidadania portuguesa e foi convocado pela primeira vez para a seleção lusa um mês depois de acertar sua transferência para o Real Madrid, desta vez por 30 milhões de euros (R$ 110 milhões) - à época, recorde mundial para um zagueiro.

"Tenho uma dívida com Portugal, que me deu tudo", disse.

Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Cristiano Ronaldo Pepe Comemoram Gol Real Madrid La Coruna Campeonato Espanhol 14/05/2016
CR7 e Pepe se abraçam durante jogo do Real

Dois anos depois de Pepe chegar ao clube capital espanhola, seu amigo Cristiano, com quem reforçou os laços de amizade nas partidas da seleção rubro-verde, principalmente durante a Eurocopa de 2008, desembarcou também em Madri para vestir a camisa merengue.

Desde então, os "parças" estão há sete anos jogando juntos, tendo conquistado vários grandes títulos em parceria, como duas Ligas dos Campeões, um Mundial, um Espanhol e duas Copas do Rei.

Durante a celebração do último título da Uefa Champions League, no final de maio, em Milão, a prova da forte amizade entre Pepe e Cristiano Ronaldo foi vista na hora da entrega do troféu. Coube ao atacante dar a taça para que o zagueiro a levantasse pela primeira vez após o triunfo nos pênaltis sobre o rival Atlético de Madri.

Com uma câmera GoPro, CR7 registrou tudo de perto.

VI Images via Getty Images
Cristiano Ronaldo Pepe Comemoram Trofeu Champions Real Madrid 28/05/2016
Cristiano Ronaldo entregou taça da Champions para amigo Pepe levantar

A imprensa espanhola, inclusive, garante que o brasileiro naturalizado luso é um dos poucos jogadores com que Cristiano se dá bem no elenco do Real, ao lado de James Rodríguez, Sergio Ramos, Marcelo e Arbeloa, que deixou o time recentemente.

CR7 e Pepe treinam juntos, sorriem juntos, viajam juntos, cantam o hino juntos... Enfim, são inseparáveis. Pela seleção portuguesa, ainda jogaram lado a lado duas Copas do Mundo, em 2010 e 2014, e três Eurocopas: 2008, 2012 e 2016.

Cristiano Ronaldo joga microfone de repórter em lago em Lyon

Tão próximo de Ronaldo, o brasileiro foi ficando cada vez mais português. Caso raro entre atletas naturalizados, ele canta o hino luso antes das partidas. Aliás, não só canta: ele urra loucamente, conclamando seus compatriotas a irem "às armas, às armas".

Casado com uma portuguesa, Ana Sofia, e com as filhas nascidas na Europa, Pepe se refere a Portugal como "meu país". Na zona mista após a vitória sobre a Croácia, pelas oitavas da Euro, no último sábado, em Lens, fez até um discurso patriótico.

"Hoje, representamos bem o que é o povo português, com humildade, sacrifício e espírito de equipe. Tivemos tudo isso em campo para vencer", bradou.

Jean Catuffe/Getty Images
Cristiano Ronaldo Pepe Portugal Hungria Euro-2016 22/06/2016
Cristiano Ronaldo e Pepe em ação durante jogo de Portugal na Euro-2016

"Desde o primeiro minuto de jogo sentimos o calor do povo português. Essa vitória é para eles, que estiveram ao nosso lado em todos os momentos, mesmo quando a Croácia estava melhor e nos atacando. Eles nos apoiaram até o final e por isso buscamos dar algo a mais por nosso país. Felizmente, conseguimos", completou.

Hofman critica Cristiano Ronaldo por jogar microfone no lago: 'Ele se rebaixou'

Pepe e o amigo CR7 voltam a campo na próxima quinta-feira, quando enfrentam a Polônia, pelas quartas, às 16h (horário de Brasília), no Vélodrome, em Marselha.

Comentários

Entenda por que Cristiano Ronaldo e Pepe não se desgrudam

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.