Estadual de futebol americano atrai mais torcida que metade dos jogos do Brasileirão

Rafael Belattini, do ESPN.com.br
LUIZ MUNHOZ/Gazeta Press
Beira-Rio foi palco da final do gaúcho de futebol americano
Beira-Rio foi palco da final do gaúcho de futebol americano

O futebol americano ainda dá seus primeiros passos no Brasil, mas já aparecem provas de crescimento. No final de semana, dois estádios de Copa do Mundo receberam finais de estaduais da modalidade e os públicos foram melhores que os de muitos jogos do Campeonato Brasileiro do nosso tradicional futebol.

Em Porto Alegre, o Santa Maria Soldiers venceu o Juventude FA por 21 a 3, sagrando-se campeão gaúcho. Nas arquibancadas do Beira-Rio, mais de 12 mil pessoas acompanharam o "Gigante Bowl", que contou ainda com apresentações típicas e shows com bandas locais.

O público, que pagou ingressos entre R$ 40 e R$ 20, foi maior do que o de 48 partidas das 90 realizadas até a 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ou seja, em mais da metade dos jogos (53%) do mais importante campeonato do esporte mais popular. Leve em consideração ainda que nenhuma das duas equipes em campo eram de Porto Alegre.

LUIZ MUNHOZ/Gazeta Press
Beira-Rio futebol americano
Mais de 12 mil pessoas foram ao jogo no Beira-Rio

A presença no Beira-Rio fica bem próxima da média que o próprio Internacional, dono da casa, tem no ano, que é de 14.495. Se a comparação for com a média do público do Campeonato Gaúcho, que foi de 3.876 em 2016, o futebol americano parece caminhar em bom ritmo.

No "Minas Bowl" o título ficou com o Minas Locomotiva, que venceu a emocionante decisão contra o Get Eagles por 21 a 17. Foram 8.720 pagantes no jogo do Mineirão, público maior do que em 38 partidas (42%) do Brasileiro.

Na abertura do Campeonato Mineiro, as duas equipes já haviam levado 5.634 pessoas para as arquibancadas do Independência. Mais do que a média de público do Mineiro de futebol, que foi de 5.401, e muito mais do que o que costuma levar o América-MG a seus jogos (2.453 em 2016).

Telmo Ferreira/FramePhoto
No Mineirão, o Minas Locomotiva ficou com o título
No Mineirão, o Minas Locomotiva ficou com o título

O caminho para a bola oval ainda é longo no país do futebol. Mas o fenômeno já não é tão raro quanto antigamente.

No próximo domingo, por exemplo, o estádio do Canindé, em São Paulo, receberá as duas semifinais da SPFL, o estadual paulista, com a presença de Cairo Santos, kicker brasileiro do Kansas City Chiefs, e agora embaixador da NFL no Brasil.

É o futebol americano, jarda após jarda, conquistando território no Brasil.

Comentários

Estadual de futebol americano atrai mais torcida que metade dos jogos do Brasileirão

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.