Toyota perde vitória a 5 minutos do fim das 24h de Le Mans e deixa Vettel em choque

ESPN.com.br com agência Gazeta Press
Getty
Keisuke Nakajima abraça mecânicos da Toyota após abandono nas 24h de Le Mans
Keisuke Nakajima abraça mecânicos da Toyota após abandono nas 24h de Le Mans

A Toyota viu escapar de suas mãos o que seria a maior vitória da história de seu programa esportivo. O carro número 5 da equipe liderava as 24 Horas de Le Mans com tranquilidade e tinha o triunfo praticamente garantido, mas quebrou a cinco minutos do fim e viu o lugar mais alto do pódio cair no colo do trio da Porsche formado por Marc Lieb, Romain Dumas e Neel Jani. O brasileiro Lucas di Grassi também foi beneficiado e subiu ao pódio na terceira posição.

A vantagem do carro número 5 da Toyota, pilotado pelo britânico Anthony Davidson, o suíço Sébastien Buemi e o japonês Kazuki Nakajima, sobre os adversários era tão grande em Le Mans que a equipe se deu ao luxo de trocar de piloto para a hora final de prova. Saiu o piloto inglês, entrou o nipônico, em um ato simbólico da montadora japonesa, que teria um piloto de seu país guiando o carro em seu maior êxito.

Mas a poucos minutos do fim, Nakajima ficou sem potência e parou seu Toyota na reta principal, em frente ao lance de arquibancadas depois de quase 24 horas de disputa. Sorte da Porsche. O trio de Lieb, Dumas e Jani herdou a vitória em uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial. A segunda colocação foi para o outro trio da Toyota, de Stéphane Sarrazin, Mike Conway e Kamui Kobayashi.

O Audi de Lucas di Grassi foi outro beneficiado. Ele, o francês Loic Duval e o britânico Oliver Jarvis ganharam um inesperado lugar no pódio na categoria principal.

O resultado nas 24 Horas de Le Mans chegou até a Fórmula 1.

Na entrevista coletiva pós-GP da Europa, em Baku (Azerbaijão), Sebastian Vettel perguntou aos repórteres quem ganhou a tradicional corrida. Ao saber que a Porsche venceu e a Toyota teve problemas nas voltas finais, o alemão não se conteve.

Veja a reação no vídeo ao lado.

Comentários

Toyota perde vitória a 5 minutos do fim das 24h de Le Mans e deixa Vettel em choque

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.