Capitão da Croácia enterrou o pai na segunda, voltou à França e joga Eurocopa nesta sexta

Francisco De Laurentiis, de Paris (FRA), para o ESPN.com.br
Zeljko Milicevic/Getty Images
Srna Velorio Pai Croacia 13/06/2016
Darijo Srna durante o velório de seu pai, na Croácia, na última segunda-feira

O lateral direito Darijo Srna, veterano capitão da seleção da Croácia, não teve nem como comemorar a vitória por 1 a 0 de sua equipe sobre a Turquia, no último domingo, pela estreia na Eurocopa 2016. Logo após a partida, ele foi informado que seu pai, Uzeir, havia falecido em seu país natal. Imediatamente, foi liberado pela comissão técnica e viajou para cuidar do velório e do enterro na cidade onde nasceu.

Esperava-se que o atleta fosse pedir dispensa e não retornar para o torneio na França. No entanto, contrariando todos as previsões, ele participou do velório e do enterro na segunda-feira, voltou, treinou com o restante do grupo, deu entrevista coletiva e está escalado para enfrentar a República Tcheca, nesta sexta-feira, às 13h (horário de Brasília), em Saint-Étienne.

"Foi o último desejo do meu pai que eu estivesse aqui na Eurocopa", disse o capitão, na coletiva da última quinta.

"Tudo o que ele queria era que eu fosse vencedor com a seleção. Ele investiu tudo o que tinha para que eu pudesse ter uma carreira de jogador. Então, quando voltei para a minha casa, em Metkovic, e meus familiares me disseram que o desejo dele era que eu estivesse aqui. Por isso, resolvi voltar", contou - seu pai também foi futebolista, goleiro do FK Sarajevo.

CHARLY TRIBALLEAU/AFP/Getty Images
Srna Treino Croacia 15/06/2016
Srna durante treino da seleção da Croácia

Durante a entrevista, Srna fez o que pode para controlar as emoções.

"É um momento muito difícil para mim e minha família (suspira)... Só tenho que agradecer a todos. Essa é minha primeira entrevista desde o jogo contra a Turquia, e só queria agradecer a todos os meus amigos, familiares e meus companheiros de equipe por todo o apoio que me deram desde que recebi a triste notícia", salientou.

Zeljko Milicevic/Getty Images
Srna Enterro Pai Croacia 13/06/2016
Srna chora durante enterro de seu pai

Essa, aliás, não é a primeira demonstração de compromisso extremo com a seleção croata que o lateral direito dá.

Em maio de 2010, quando se casou com Mirela Foric, participou da cerimônia em uma segunda-feira, pegou um voo terça e vestiu o uniforme xadrez na quarta contra a Áustria, em amistoso. Foi titular e jogou os 90 minutos da vitória por 1 a 0 do seu time.

"Sou o capitão, e por isso estou aqui de novo", bradou Srna. No entanto, ele pode ser poupado do duelo, já que vinha sofrendo com dores na região lombar. Nesse caso, joga o reserva Jedvaj.

A Croácia, inclusive, vem convivendo com várias tragédias nos últimos dias. Além de Uzeir Srna, o pai do preparador de goleiros da equipe, Marijan Mrmic, também faleceu, enquanto o marido de uma funcionária da Federação Croata sofreu um derrame.

"O que podemos fazer? Essa é a vida...", filosofou o treinador Ante Cacic.

Zeljko Milicevic/Getty Images
Srna Enterro Pai Croacia 13/06/2016
Srna ajuda a carregar o paixão de seu pai, que foi goleiro quando jovem

"Não é fácil, mas, por um outro lado, tudo isso pode nos motivar. Vivemos várias situações horríveis e convivemos com notícias ruins nos últimos dias, mas estamos focados no jogo contra a República Tcheca e tentaremos dar nosso melhor", finalizou.

FICHA TÉCNICA
REPÚBLICA TCHECA X CROÁCIA

Local: Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne (França)
Data: 17 de junho de 2016, sexta-feira
Horário: 13h (horário de Brasília)
Árbitro: Mark Clattenburg (ING)
Auxiliares: Simon Beck e Jake Colin (ambos ING)

REPÚBLICA TCHECA: Cech, Kaderabek, Hubnik, Sivok e Limbersky; Darida, Plasil, Gebre Selassie, Krejci e Rosicky; Necid Técnico: Pavel Vrba

CROÁCIA: Subasic, Srna, Corluka, Vida e Strinic; Brozovic, Badelj, Modric, Rakitic e Perisic; Mandzukic Técnico: Ante Cacic

Comentários

Capitão da Croácia enterrou o pai na segunda, voltou à França e joga Eurocopa nesta sexta

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.