Espanha domina, sofre contra Cech, mas marca no final e estreia com vitória na Euro

ESPN.com.br
Getty
Jogadores da Espanha comemoram gol de Piqué
Jogadores da Espanha comemoram gol de Piqué 

Espanha e República Tcheca entraram em campo nesta segunda-feira para fechar a primeira rodada do grupo D da Eurocopa. No Municipal de Toulouse, os espanhóis dominaram, criaram várias chances, mas precisaram do zagueiro Piqué para vencer por 1 a 0. 

Os tchecos pouco assustaram e foram envolvidos pelos rivais. Petr Cech fez grandes defesas e garantia o resultado até o final da partida, só que não conseguiu evitar o gol espanhol aos 41 do segundo tempo.

100 vezes David Silva  

A partida marcou a centésima vez de David Silva com a camisa da Fúria. Aos 30 anos de idade, o meia é o 11º jogador a conseguir esse feito - igualando grandes nomes como os de Raúl, Xavi, Puyol e Casillas.

Silva, que estreou pela Espanha em 2006, busca seu quarto grande título com a seleção. Já venceu duas vezes a própria Euro (2008 e 2012) e a Copa do Mundo de 2010.

O jogo

Os primeiros minutos foram de muitos passes trocados, disputas no meio-campo e poucas chances criadas para ambos os lados. Aos 16 minutos, a primeira oportunidade da Espanha. David Silva cruzou de primeira, Morata chegou de carrinho, mas parou na defesa de Petr Cech.

Com 28 minutos jogados, outra boa chance para o dono da camisa 7 espanhola. Morata recebeu na entrada da área, limpou o lance e bateu cruzado, obrigando outra boa ação de Cech.

Getty
Cech fez grande defesa para impedir gol de Morata
Cech fez grande defesa para impedir gol de Morata

Com a bola no pé, a Espanha seguiu levando perigo ao gol tcheco. O final da primeira etapa contou com outra defesa de Cech, agora na tentativa do lateral Jordi Alba.

Aos 44, a única aparição de De Gea na etapa inicial. Os tchecos puxaram bom contra-ataque, o atacante Necid recebeu e chutou para defesa em dois tempos do arqueiro espanhol.

O segundo tempo começou no mesmo ritmo que o primeiro, domínio total da Espanha. Aos 2, bola na área e o zagueiro Hubnik quase faz contra. Menos de um minuto depois, Cech desviou uma cobrança de escanteio, Nolito e Sergio Ramos tentaram na sobra, mas a República Tcheca escapou novamente.

Dez minutos depois, a resposta. Falta cobrada pela República Tcheca na intermediária, e Rubnik desviou sozinho. De Gea caiu bem para fazer a defesa. Aos 20, mais perigo para De Gea. Selassie cabeceou após escanteio, e Fabregas salvou quase em cima da linha.

O susto não atrapalhou a Espanha. Quase que na sequência dos ataques tchecos, Jordi Alba ficou frente a frente com Cech, mas dominou mal a bola e perdeu a oportunidade de tirar o 0 do placar.

E de tanto pressionar, o gol chegou. Aos 41 minutos, Iniesta cruzou da esquerda, Piqué subiu mais que a defesa adversária e testou para a rede, superando Cech. 1 a 0 para a Espanha.

Quase no final do jogo, quase o empate. Darida encheu o pé de dentro da área, mas De Gea apareceu para salvar a vitória espanhola.

Grupo D e a próxima rodada

Com o resultado, os espanhóis estão empatados com a Croácia na liderança do grupo D da Euro. Os tchecos, por outro lado, ficaram iguais à Turquia, com uma derrota e saldo negativo de um.

Espanha e República Tcheca voltam a jogar pela Euro na próxima sexta-feira. No Stade Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, os tchecos enfrentam a Croácia, às 13h. Pouco tempo depois, é a vez dos espanhóis entrarem em campo. Às 16h, os atuais bicampeões do torneio encaram a Turquia, no Allianz Riviera, em Nice.

FICHA TÉCNICA

ESPANHA 1 x 0 REPÚBLICA TCHECA

Local: Estádio de Toulouse, em Toulouse (França)

Data: 13 de junho de 2016, segunda-feira

Horário: 10 horas (de Brasília)

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL)

Cartões amarelos: Limbersky

Gols: Piqué, aos 41 minutos (2T)

ESPANHA: De Gea; Juanfran, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Iniesta, Fàbregas (Thiago Alcântara) e David Silva; Morata (Aduriz) e Nolito (Pedro)

Técnico: Vicente del Bosque

REPÚBLICA TCHECA: Petr Cech; Kaderábek, Sivok, Hubnik e Limbersky; Darida, Plasil, Gebre Selassie (Sural), Rosicky e Krejcí; Necid (Lafata)

Técnico: Pavel Vrba

Comentários

Espanha domina, sofre contra Cech, mas marca no final e estreia com vitória na Euro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.