Palmeiras manda em casa, vence dérbi e ultrapassa Corinthians no Brasileirão

ESPN.com.br
Veja o gol da vitória do Palmeiras sobre o Corinthians por 1 a 0

Quem manda no Allianz Parque é o Palmeiras. O time da casa foi superior no primeiro tempo violento e ainda melhor na segunda etapa emocionante contra o Corinthians e venceu por 1 a 0 o dérbi deste domingo, gol de Cleiton Xavier - colocado na partida no intervalo.

Foi a primeira vitória alviverde sobre o arquirrival no novo estádio - depois de uma derrota e um empate - com recorde de público desde a reinauguração, no final de 2014, 39.935 presentes. No Paulistão deste ano, o Palmeiras venceu também por 1 a 0, mas no Pacaembu.

Mérito de uma equipe que ainda não perdeu sob o comando de Cuca como mandante, vencendo todas ali no Campeonato Brasileiro. A nota negativa nas arquibancadas foi a ausência da torcida visitante, proibida de comparecer em clássico pelo ministério público estadual, supostamente como medida de segurança.

Gol do Corinthians devia ter sido validado? Sálvio analisa polêmicas do clássico paulista

Além do fator simbólico, o resultado coloca o Palmeiras à frente do até então líder Corinthians na tabela com 15 pontos, em segundo lugar. A equipe do Parque São Jorge tem 13, na quarta posição.

Os comandados de Tite terão a chance de se redimir na próxima quinta-feira, contra o Fluminense, em Brasília. Já o Palmeiras entra em campo na quarta, fora de casa, contra o Coritiba.

Pau

O Palmeiras marcava forte no início de jogo, forçava erros do adversário e a partir daí levava perigo ao goleiro Walter. Aos oito minutos veio a primeira chance mais clara. Guilherme bobeou no meio-campo, Tchê Tchê roubou e lançou Gabriel Jesus. O atacante demorou para concluir e foi desarmado por Felipe. Na sequência, a resposta. Bruno Henrique limpou Fernando Prass dentro da área e por pouco Luciano não chegou a tempo de finalizar com a meta aberta.

O duelo era nervoso, sobravam entradas duras, braços no rosto. Só no primeiro tempo, foram três cartões amarelos para o Corinthians - para Christian, suspenso do jogo da próxima quinta-feira, com o Fluminense, Giovanni Augusto e Felipe - e um para o Palmeiras, de Jean.

Emoção na bola de novo, só aos 41, em chute cruzado sem direção de Giovanni Augusto, que tinha liberdade para fazer melhor. O Palmeiras foi mais forte em 45 minutos de muita disposição física, mas nada de gols.

Cleiton Xavier descarta rótulo de herói após decidir clássico

Bola

Cleiton Xavier entrou na etapa final para dar criatividade ao meio campo palmeirense e acabou fazendo gol aos dois minutos de segundo tempo. Yago, Felipe e Fágner deixaram a bola passar para Dudu enfiar para Moisés. No rebote, Cleiton marcou de cabeça.

O Corinthians poderia ter empatado quando Prass saiu mal e Christian ficou com o gol livre. Mas o volante chutou por cima. A torcida no Allianz Parque passou a ver mais futebol. Com sete minutos, Walter espalmou finalização de Dudu após contra-ataque. Guilherme acertou a trave alviverde logo depois. Aos 17, Fágner entregou a bola para Gabriel Jesus exigir nova defesa de Walter em chute cruzado.

Cuca comemora vitória e diz: 'Estamos evoluindo como equipe'

Em falhas do zagueiro Felipe (de saída para o Porto), Gabriel Jesus foi impedido de ampliar com Yago salvando em cima da linha, e o inspirado Tchê Tchê ‘tirou tinta' da trave.

O que era um confronto disputado virou um baile alviverde. Os visitantes não tocaram mais na bola e o Palmeiras deixou de ampliar por falta de precisão. No desespero, o Corinthians ainda empatou nos acréscimos com Bruno Henrique. O árbitro paulista Raphael Claus anulou em falta inexistente de Felipe sobre Prass.

Tite lamenta arbitragem, diz que Felipe 'dignificou' camisa e reconhece qualidade palmeirense

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 1 X 0 CORINTHIANS

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 12 de junho de 2016
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Rogério Pablos Zanardo (ambos de SP)
Público: 39.935 pagantes
Renda: R$ 2.763.659,36
Cartões amarelos: Giovanni Augusto, Cristian, Felipe e Fagner (COR); Jean, Zé Roberto, Edu Dracena e Moisés (PAL)
Gol: PALMEIRAS: Cleiton Xavier, aos 2 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Fernando Prass; Tchê Tchê, Thiago Martins, Edu Dracena e Zé Roberto; Thiago Santos e Jean; Roger Guedes (Claiton Xavier), Moisés (Matheus Sales) e Dudu (Rafael Marques); Gabriel Jesus. Técnico: Cuca

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Cristian (Maycon), Bruno Henrique, Giovanni Augusto, Guilherme (Danilo) e Marquinhos Gabriel; Luciano (André). Técnico: Tite

Comentários

Palmeiras manda em casa, vence dérbi e ultrapassa Corinthians no Brasileirão

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.