Para coibir violência, Governo anuncia 'lei seca' e proíbe bebidas alcoólicas na Euro

Francisco De Laurentiis, de Lille (FRA), para o ESPN.com.br
Michael Regan/The FA via Getty Images
Torcida Inglaterra Russia Briga Marselha Euro-2016 10/06/2016
Violência em Marselha motivou ação do Governo francês

Após as cenas de violência antes e depois do jogo entre Inglaterra e Rússia, em Marselha, no último sábado, além de outros conflitos entre torcedores pelo país, o Governo francês resolveu agir de maneira drástica.

Neste domingo, o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, anunciou que o país adotará "lei seca" e proibirá a venda de bebidas alcoólicas em "regiões sensíveis" perto dos estádios e fan zones da Eurocopa 2016 nos dias de jogos.

"Já pedi (às prefeituras) que tomem todas as medidas para banir a venda, o consumo e o transporte de bebidas alcoólicas em áreas sensíveis, em dias de jogos e em dias em que as fan zones estiverem abertas", declarou.

De acordo com Cazeneuve, as medidas irão afetar o comércio local nos arredores das consideradas "áreas estratégicas", que são os estádios das cidades-sede e também as fan zones, onde os torcedores se encontram para assistir às partidas em telões.

O objetivo, além de diminuir a possibilidade de brigas, é que garrafas de cerveja e copos de vidro parem de ser usadas como armas, como foi visto durante vários dias em Marselha.

No entanto, nos estádios, as cervejas vendidas pelos patrocinadores do evento, como a Carlsberg, continuará liberada - apenas em copos de plástico.

Ameaçada até mesmo de exclusão da Euro-2016 após as cenas de violência, a FA (Associação de Futebol da Inglaterra) soltou comunicado dizendo que concorda com a decisão, e que aprova qualquer tipo de medida que ajude a coibir a violência.

"Os acontecimentos em Marselha são inaceitáveis. Inaceitáveis para as autoridades, para a sociedade e para os amantes do futebol", bradou Bernard Cazeneuve.

Feridos no chão, vandalismo e jatos d'água para conter Hooligans; veja 'guerra' nas ruas de Marselha

Comentários

Para coibir violência, Governo anuncia 'lei seca' e proíbe bebidas alcoólicas na Euro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.