No primeiro duelo dos irmãos Xhaka, Albânia incomoda, mas Suíça começa Euro com vitória

ESPN.com.br
Getty
Jogadores da Suíça comemoram o gol de Schär
Jogadores da Suíça comemoram o gol de Schär

Os outros dois times do grupo A da Eurocopa entraram em campo na manhã deste sábado. No duelo dos irmãos Xhaka, a Suíça venceu a Albânia por 1 a 0, em Lens, e se igualou à França na liderança do grupo A do torneio.

Favoritos para a partida, os suíços viram os rivais incomodarem mesmo com um jogador a menos. Mas, com gol do zagueiro Schär, a Suíça garantiu os três pontos na primeira rodada.

O jogo

A Suíça partiu para cima logo no início do jogo, e não demorou para que o placar fosse inaugurado. Após escanteio de Shaqiri, o goleiro Barisha saiu mal, e Schär cabeceou para fazer 1 a 0 com apenas 5 minutos. 

O primeiro tempo seguiu disputado, mas com algumas chances criadas para ambos os lados. A melhor delas foi da Albânia, quando o relógio marcava 30 minutos. Hysaj lançou Sadiku nas costas da defesa, o atacante bateu para o gol, mas Sommer fez grande defesa.

Cinco minutos depois, quase o segundo gol suíço. O zagueiro Cana impediu uma chance de gol colocando a mão na bola, o árbitro marcou a falta na entrada da área e expulsou o capitão. Na cobrança, Dzemaili bateu forte e acertou o poste albanês - o camisa 15 da Suíça ainda teve outra oportunidade aos 40, mas chutou à esquerda do goleiro.

Na segunda etapa, foi a Suíça quem levou perigo antes. Com 7 minutos, Xhaka encontrou Seferovic na área, o atacante chutou forte e Berisha foi rápido para evitar o gol. Aos 21, mais uma grande defesa do goleiro albanês contra o atacante suíço. O camisa 9 ficou sozinho de frente para o gol, mas não conseguiu superar o arqueiro.

No final da partida, quase o empate albanês. Gashi recebeu bom passe, ficou cara a cara com o goleiro, mas viu Sommer fazer a defesa e garantir o resultado para a Suíça.

Família no estádio

O confronto marcou a primeira vez que os irmãos Granit e Taulant Xhaka se enfrentaram como profissionais. Por isso, a mãe dos jogadores marcou presença no estádio, usando uma camisa que dividia as bandeiras de Suíça e Albânia.

Mas, o duelo familiar terminou com 15 minutos do segundo tempo. Muito irritado, o Xhaka albanês foi substiuído, e chegou a atirar uma garrafa d'água no banco de reservas.

A sequência do grupo A

Com a vitória, os suíços igualaram a França com três pontos no grupo A - atrás apenas pelo número de gols marcados. Por outro lado, a Albânia fica empatada com a Romênia, ainda sem pontuar.

Todas as equipes do grupo voltam a jogar na quarta-feira. Às 13h, a Suíça enfrenta a Romênia, no Parc des Princes, em Paris. Horas depois, às 16h, a Albânia joga no Vélodrome, em Marselha, contra a França, anfitriã do torneio.

FICHA TÉCNICA
ALBÂNIA 0 X 1 SUÍÇA

Local: Stade Felix Bollaert, em Lens (França)
Data: 11 de junho de 2016, sábado
Horário: 10h (horário de Brasília)
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (ESP)
Assistentes: Roberto Alonso (ESP) e Juan Yuste (ESP)
Cartões amarelos: Schär e Behrami (SUI); Cana (dois cartões), Kaçe, Kukeli e Mavraj (ALB)
Cartão vermelho: Cana (ALB)

GOL
SUÍÇA: Schär, aos 5 minutos do primeiro tempo

ALBÂNIA: Berisha; Hysaj, Cana, Mavraj e Agolli; Xhaka (Kaçe), Kukeli e Abrashi; Lenjani, Sadiku (Gashi) e Roshi (Cikalleshi) Técnico: Giovanni de Biasi

SUÍÇA: Sommer; Lichtsteiner, Schär, Djorou e Rodríguez; Xhaka, Behrami, Shaqiri (Fernandes), Dzemaili (Frei) e Mehmedi (Embolo); Seferovic Técnico: Vladimir Petkovic

Comentários

No primeiro duelo dos irmãos Xhaka, Albânia incomoda, mas Suíça começa Euro com vitória

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.