Há 3 anos, eles esquentavam banco juntos na Segundona. Hoje, são esperança da Inglaterra

Francisco De Laurentiis, de Paris (FRA), para o ESPN.com.br
Getty
Em 2013, ambos eram reservas do Leicester
Harry Kane (esq) e Jamie Vardy no banco do Leicester, em 2013

Maio de 2013. Watford e Leicester se enfrentam pelos playoffs da Championship, a segunda divisão inglesa. De forma incrível, com goleiro defendendo pênalti no fim e gol da vitória no contra-ataque deste mesmo lance, o Watford venceu e subiu à elite. No banco de reservas do time perdedor, dois atacantes que até então não chamavam muita atenção assistiam a tudo desolados: Jamie Vardy e Harry Kane.

Hoje, a dupla é a esperança da Inglaterra para findar seu jejum de 50 anos sem título - a última taça foi a Copa do Mundo de 1966, quando o English Team jogou em casa.

A transformação de ambos parece um conto de fadas.

A começar por Vardy, ex-operário de fábrica, que estorou na última temporada da Premier League e foi um dos grandes responsáveis por levar o Leicester, equipe que ainda defende, ao inesperado título nacional, marcando 24 gols na campanha e sendo escolhido o jogador do ano pela FWA, a Associação dos Cronistas Esportivos da Inglaterra.

O ótimo desempenho lhe garantiu a convocação para a Euro, algo completamente inesperado antes do início do último Campeonato Inglês, quando ele era um "ilustre desconhecido".

Já Kane, que naquela ocasião estava emprestado pelo Tottenham ao Leicester, retornou aos Spurs e aí estourou. Em 2014/15, foram 21 gols no Inglês, que lhe renderam o apelido de "Hurricane" ("Furacão"), uma brincadeira com seu nome. Ele também ganhou o prêmio de atleta jovem do ano da PFA, a Associação dos Jogadores Profissionais da Inglaterra, e fez parte do time ideal da liga.

Já em 2015/16, sua temporada foi ainda melhor. Com 25 gols, ele terminou a temporada como artilheiro isolado da Premier League, à frente de Aguero, do Manchester City, e do próprio Vardy, que marcaram um a menos. Na seleção, também se consolidou como o goleador que o time precisava há anos.

Como atuam na mesma função, no entanto, só um deles pode jogar. O escolhido do técnico Roy Hodgson é Harry Kane, que será titular neste sábado, contra a Rússia, na estreia do English Team na Euro-2016, às 16 (horário de Brasília), em Marselha.

Vardy, portanto, começa no banco de reservas no estádio Vélodrome.

Flanelinha e até frentista: Joe Hart 'faz de tudo' no treino da Inglaterra

Kane formará dupla com o experiente Wayne Rooney, do Manchester United.

Getty
Kane (21) e Vardy (19) somam juntos 40 gols no Campeonato Inglês
Kane e Vardy em ação pela Inglaterra

A Inglaterra teve 100% de aproveitamento nas eliminatórias, ganhando os 10 jogos que disputou, e chega como uma das favoritas à conquista do torneio da Uefa. Além disso, vem de bons resultados em amistosos, como o triunfo de 1 a 0 sobre Portugal.

Hodgson, por sua vez, vem recebendo grandes elogios no país pela maneira como vem conseguindo conduzir o time, depois de uma início conturbado em sua relação com a sempre ácida imprensa britânica.

"A Inglaterra chega forte e preparada para brigar pelo título. Mas, para chegar na parte de cima da escada, precisamos pensar no primeiro degrau e ele atende pelo nome de Rússia", disse o comandante, dono do maior salário da Eurocopa.

Smalling destaca confiança e juventude da Inglaterra; Sturridge espera 'boa campanha' na Eurocopa

FICHA TÉCNICA
INGLATERRA X RÚSSIA

Local: Stade Vélodrome, em Marselha (França)
Data: 11 de junho de 2016 (sábado)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Assistentes: Elenito di Liberatore e Mauro Tonolini (ambos ITA)

INGLATERRA: Hart, Walker, Cahill, Smalling e Rose; Milner, Dier, Dele Alli e Sterling; Rooney e Kane Técnico: Roy Hodgson

RÚSSIA: Akinfeev, Smolnikov, Ignashevich, Berezutski e Kombarov; Glushakov, Golovin, Shirokov e Shatov; Kokorin e Dzyuba Técnico: Leonid Slutsky

Comentários

Há 3 anos, eles esquentavam banco juntos na Segundona. Hoje, são esperança da Inglaterra

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.