No adeus de Guardiola e Hummels, Bayern bate Borussia nos pênaltis e fatura a Copa

ESPN.com.br
Veja os melhores momentos de Bayern de Munique 0 (4)x(3) 0 Borussia Dortmund

O Bayern de Munique é campeão da Copa da Alemanha!

Após empate por 0 a 0 no tempo normal, neste sábado, o time alvirrubro levou a melhor por 4 a 3 nas penalidades e faturou a taça, encerrando a temporada com título.

O responsável por bater a cobrança derradeira foi o brasileiro Douglas Costa, que venceu o goleiro Burki e ratificou a taça para os atuais campeões da Bundesliga.

Antes, Vidal, Thomas Muller e Lewandowski haviam marcado para o Bayern, enquanto Kimmich bateu mal e viu o arqueiro pegar. Pelo Dortmund, Kagawa, Aubameyang e Reus marcaram, enquanto Sven Bender bateu nas mãos de Neuer e Papastathopoulos chutou para fora.

Esse foi o 18º título dos bávaros no torneio mata-mata. A partida foi acompanhada por 74.322 torcedores no Estádio Olímpico de Berlim.

Curiosamente, como também foram campeões alemães, os alvirrubros enfrentarão o próprio Borussia Dortmund, vice da Copa da Alemanha, na Supercopa, que abre a próxima temporada do futebol germânico, dia 12 de agosto, em Dortmund.

Getty
Josep Guardiola ergue a Copa da Alemanha em sua despedida do Bayern de Munique
Josep Guardiola ergue a Copa da Alemanha em sua despedida do Bayern de Munique

POLÊMICAS E GOLS PERDIDOS

Em um jogo marcado por muito equilíbrio e pelas defesas levando as melhores sobre os ataques, houve também espaço para polêmicas, principalmente em pênaltis.

JOHN MACDOUGALL/AFP/Getty Images
Lewandowski Bayern Borussia Dortmund Final Copa da Alemanha 21/05/2016
Lewandowski em ação na final alemã

Lewandowski foi o primeiro a reclamar com o árbitro Marco Fritz, logo nos primeiros minutos. Depois, na segunda etapa, Vidal foi à loucura quando se enroscou com o zagueiro Papastathopoulos e terminou o lance com a camisa rasgada. O chileno clamou pela penalidade, mas o juiz nada marcou.

Não foram poucos também os gols perdidos por nomes como Thomas Muller e Marco Reus. Os mais claros, no entanto, foram com Lewandowski e Aubameyang.

O do gabonês aconteceu no fim da 2ª etapa, quando Papastathopoulos cruzou da direita e o atacante, completamente livre, mandou de chapa por cima do gol. A chance foi tão clara que o perfil do Twitter do Borussia Dortmund reagiu até cômica com uma série de emojis.

Já o polonês recebeu excelente passe no início do 1º tempo da prorrogação e invadiu a área totalmente livre. Na hora de chutar, contudo, demorou um segundo a mais do que devia e acabou dando tempo ao lateral Durm para se recuperar e salvar o gol certo com um carrinho.

A jogada defensiva do ala foi tão elogiada que acabou também virando trending topic na rede social de microblogs.

ADEUS, GUARDIOLA

A final da DFB-Pokal marcou o adeus do técnico Josep Guardiola da equipe bávara, após três anos de trabalho, nos quais teve excelente aproveitamento de pontos, mas acabou saindo criticado por não ter vencido a cobiçada Uefa Champions League, que era sua principal missão.

CHRISTOF STACHE/AFP/Getty Images
Josep Guardiola Bayern Borussia Dortmund Final Copa da Alemanha 21/05/2016
Guardiola agora assumirá o Manchester City

Ao todo, foram sete títulos: três Bundesligas, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes da Fifa, além de duas Copa da Alemanha.

Em sua despedida, "Pep" se notabilizou por manter seu 11 titular em campo durante quase toda a partida, fazendo a primeira substituição só no 2º tempo da prorrogação: Coman no lugar de Ribéry.

Agora, ele assumirá o Manchester City, da Inglaterra, enquanto o italiano Carlo Ancelotti, ex-Milan, Real Madrid e Paris Saint-Germain, será o novo comandante do Bayern.

Após o fim dos pênaltis, aliás, o catalão desabou em lágrimas, comemorando muito o triunfo. Depois, foi abraçado e jogado no ar por seus atletas, que celebraram mais uma taça ao lado do vitorioso comandante. Uma despedida dos sonhos.

Mauro expõe números de Guardiola pelo Bayern e diz: 'Passagem marcante'

ADEUS, HUMMELS

Outra despedida deste sábado foi a do zagueiro Mats Hummels depois de oito anos no Borussia Dortmund. Na próxima temporada, ele defenderá justamente o Bayern.

Alexander Hassenstein/Bongarts/Getty Images
Hummels Borussia Dortmund Bayern Final Copa da Alemanha 21/05/2016
Hummels vai jogar no Bayern

Ele começou o duelo como titular e teve atuação sem grande destaque.

Os momentos em que foi mais notado foram uma cabeçada perigosa em direção ao gol de Neuer, no início do segundo tempo, e o momento em que pediu atendimento fora do campo e acabou vaiado pela torcida de seu próprio clube.

Aos 33 da segunda etapa, ele acabou substituído por Ginter, colocando fim à sua vitoriosa passagem pelo BVB, com direito a cinco títulos no currículo.

Vale lembrar que Hummels foi revelado pelo Bayern, time no qual fez as categorias de base e surgiu para o futebol profissional. Seu pai, inclusive, é funcionário da equipe.

Salvio analisa polêmicas em finais na Europa
Comentários

No adeus de Guardiola e Hummels, Bayern bate Borussia nos pênaltis e fatura a Copa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.