Pelos outros rivais, veja como tabu de 22 anos do Fla contra o Grêmio é gigante

ESPN.com.br
Getty
Guerrero foi expulso no empate por 1 a 1 entre Grêmio e Flamengo, em 2015
Guerrero foi expulso no empate por 1 a 1 entre Grêmio e Flamengo, em 2015

Em um torneio de pontos corridos como o Campeonato Brasileiro, conquistar pontos fora de casa se torna algo necessário - principalmente para os 'gigantes' do futebol nacional. Porém, neste domingo, um dos maiores jejuns será colocado à prova novamente.

O Flamengo enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, às 16h (de Brasília). Além dos três pontos, uma sequência de 15 partidas sem vitórias cariocas no Sul também estará em jogo. Desde novembro de 1994 - quando o Fla ganhou por 1 a 0 -, o time do Rio de Janeiro não sabe o que é vencer em domínios gremistas nos jogos do Brasileiro.

Em comparação, o retrospecto flamenguista jogando fora de casa no nacional só é pior contra uma outra equipe da Série A, o Atlético-PR. Desde o início do Campeonato Brasileiro, em 1971, o Flamengo visitou os paranaenses 22 vezes - e só venceu uma. Em 1974, Zico marcou e o clube carioca ganhou por 2 a 1. Desde lá, o Atlético foi mandante em 20 confrontos, e não perdeu - 14 vitórias paranaenses e 6 empates.

GERALDO BUBNIAK/Gazeta Press
Atlético-PR fez 3 a 0 em 2015
Atlético-PR fez 3 a 0 em 2015

Seja coincidência ou não, a terceira maior série negativa do Flamengo - em jogos fora de casa no Brasileiro - é contra outro clube sulista. Entre 2003 e 2014, o Internacional recebeu os cariocas 12 vezes, venceu 8 e empatou 4. O jejum, porém, se encerrou no ano passado. Com gols de Everton e Guerrero, o Fla fez 2 a 1 no Inter, em julho de 2015.

Mas, ganhar fora de casa nos últimos anos não tem sido algo tão comum para o clube carioca. Além do Internacional, o Flamengo só não vem de derrota contra outros cinco times. Nos mandos do Coritiba, o Fla venceu os últimos três confrontos. Nos jogos mais recentes que fez contra Sport, Vitória, América-MG e Chapecoense, também conseguiu os três pontos.

Nas campanhas gerais em Campeonatos Brasileiros, o Fla acumula números negativos jogando fora de casa. A última vez que o time conseguiu mais vitórias do que derrotas como visitante foi em 2011 - quando terminou o nacional em 4º.

Desde então, foram 76 partidas em estádios dos adversários. De todas elas, venceu apenas 19, empatou 18 e foi derrotado 39 vezes.

Comentários

Pelos outros rivais, veja como tabu de 22 anos do Fla contra o Grêmio é gigante

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.