Com caneta de ex-Flu, Sevilla bate gigante Liverpool e fatura 3ª Liga Europa seguida

ESPN.com.br
Veja os gols do título do Sevilla sobre o Liverpool

O Liverpool é gigante, tem camisa pesada, muita tradição e uma sala de troféus cheia. Mas, quando se trata de Liga Europa, poucas equipes são tão grandes quanto o Sevilla.

Nesta quarta-feira, o time espanhol saiu atrás, mas virou e venceu os Reds por 3 a 1, no estádio St. Jakob's Park, na Basileia (Suíça), conquistando sua 3ª Europa League em sequência, depois de bater Benfica-POR e Dnipro-UCR nas últimas duas edições do torneio.

Ao todo, são cinco taças da segunda competição mais importante da Uefa nos últimos 11 anos, já que, em 2005/06 e 2006/07, a equipe da Andaluzia também faturou o título.

Além disso, o Sevilla iguala uma marca do gigante Bayern de Munique. Desde 1975/76, quando os bávaros ganhara sua 3ª taça seguida da Liga dos Campeões, um clube não conseguia enfileirar três conquistas europeias em sequência.

Supremacia! Últimos 10 campeões de competições europeias são espanhóis 

Se forem analisadas as finanças, o título do Sevilla ganha ainda mais destaque, já que o time espanhol tem muito (mas muito) menos dinheiro do que o Liverpool.

Lars Baron/Getty Images
Gameiro Comemora Gol Sevilla Liverpool Final Liga Europa 18/05/2016
Gameiro iniciou a virada do Sevilla sobre o Liverpool

Isso porque o valor de 18,5 milhões de euros (R$ 73,6 milhões) que o clube espanhol embolsará pelo título (6,5 milhões pela conquista em si e mais 12 milhões pela disputa da fase de grupos da Champions) seria o equivalente a quase 20% do que o clube esperar faturar na temporada.

Se o Sevilla disputasse o Campeonato Inglês, aliás, teria sido apenas o 17º entre os 21 times que mais gastou em contratações nesta temporada. Com um investimento de 46,85 milhões de euros (R$ 186,5 milhões), os alvirrubros ficariam atrás do Bournemouth, do Stoke City e até do rebaixado Norwich.

Michael Steele/Getty Images
Jurgen Klopp Lamenta Derrota Liverpool Final Liga Europa Sevilla 18/05/2016
Técnico Jurgen Klopp consola os jogadores do Liverpool após a derrota na final

Já para o Liverpool, os ganhos com o título da Liga Europa representariam apenas 5,69% das 255,6 milhões de libras que o gigante inglês faturou na temporada 2014/15, conforme apontou o balanço que os próprios Reds divulgaram.

EFE/Julio Muñoz
Coke Comemora Gol Sevilla Liverpool Final Liga Europa 18/05/2016
Coke fez dois gols no triunfo do Sevilla

De acordo com o estudo "Money Football League", da consultoria Deloitte, aliás, o Liverpool é o nono time mais rico do mundo, enquanto o Sevilla não figura na lista dos 20 primeiros.

O troféu também amplia o domínio dos espanhóis sobre os ingleses quando se trata de competições europeias. Ao todo, são agora 44 títulos internacionais dos ibéricos contra 34 da britânicos na história, considerando Uefa Champions League, Liga Europa, Copa dos Campões de Copas e Supercopa da Uefa.

Agora, o Sevilla, que se classificou para a próxima Champions, tem a chance de encerrar a temporada com mais uma taça, já que, neste domingo, encara o Barcelona, na final da Copa do Rei, às 16h30 (de Brasília), com transmissão exclusiva dos canais ESPN.

Michael Steele/Getty Images
Sevilla Comemora Levanta Trofeu Liga Europa 18/05/2016
Jogadores do Sevilla festejam com o troféu da Liga Europa

VIRADA COM CANETA DE EX-FLU

O Sevilla começou a partida melhor no estádio do Basel, mas não converteu seu amplo domínio em gols. Melhor para o Liverpool, que, aos 35 minutos, castigou os espanhóis em um lance de brilho individual do atacante Daniel Sturridge. Com um belo chute de três dedos, ele venceu o goleiro David Soria e anotou um golaço para os Reds.

Da caneta ao título: Mariano fala sobre conquista da Liga Europa pelo Sevilla

Depois do intervalo, no entanto, as instruções do técnico Unai Emery surtiram efeito. Com o lateral brasileiro Mariano, ex-Fluminense, "endiabrado", a equipe espanhola buscou a virada com três gols em um espaço de 25 minutos.

EFE/Peter Klaunzer
Mariano Sevilla Liverpool Final Liga Europa 18/05/2016
Brasileiro Mariano fez boa partida pelo Sevilla

O primeiro saiu logo 17 segundos, quando Mariano recebeu na direita, deu uma linda caneta no ala Alberto Moreno e cruzou rasteiro, com perfeição, para o francês Gameiro apenas completar para as redes.

Os outros dois tentos saíram dos pés do meia Coke. No primeiro, ele aproveitou excelente jogada de Vitolo, que deu uma linda caneta em Lovren, e chegou batendo no canto do goleiro Mignolet.

Pouco depois, o espanhol aproveitou erro da zaga dos Reds e encheu o pé para fazer o último gol e sepultar de vez o Liverpool. Os atletas do time inglês reclamaram de impedimento na jogada, e o próprio Coke ficou em dúvida se o gol havia valido, mas, segundo o árbitro Jonas Eriksson, foi Philippe Coutinho que tocou a bola para o jogador do Sevilla, o que tornou a jogada regular. Fim de papo e mais um título espanhol.

Veja os melhores momentos da vitória por 3 a 1 do Sevilla sobre o Liverpool
Comentários

Com caneta de ex-Flu, Sevilla bate gigante Liverpool e fatura 3ª Liga Europa seguida

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.