Goleiro do Empoli bate recorde de pioneiro corintiano e é o mais velho a estrear na Itália

Rafael Valente, de São Paulo (SP), para o ESPN.com.br
Divulgação
O goleiro Maurizio Pugliesi, do Empoli
O goleiro Maurizio Pugliesi, do Empoli

O triunfo do Empoli por 2 a 1 sobre o Torino não mudou muita coisa na classificação, mas acabou entrando para a história do Campeonato Italiano. O duelo pela última rodada do torneio fez o goleiro Maurizio Pugliesi tornar se o jogador mais velho a debutar na competição. Aos 39 anos e 140 dias, ele superou um brasileiro ligado ao Corinthians.

Até Pugliesi pisar em campo, o detentor da marca era Amílcar Barbuy: 38 anos, sete meses e 21 dias. Filho de italianos, Barbuy defendeu o Corinthians no início da vida do clube.

Ele fez parte do grupo que ergueu o primeiro título paulista da equipe (1914) e foi o primeiro corintiano a ser convocado para defender a seleção brasileira, em 1916.

Barbuy defendeu o Corinthians entre 1912 e 1923. Foi capitão durante a maior parte da época em que jogou pelo clube. O irmão dele, Hermógenes Barbuy, foi quem desenhou o terceiro distintivo alvinegro (formato que passou a ter as letras S, C e P entrelaçadas). 

Em 1923, trocou o Corinthians pelo Palmeiras (então denominado Palestra Itália). Isso abalou a relação dele com os torcedores alvinegros, uma vez que a rivalidade entre as equipes já era a mais forte da cidade e dividia os estádios da capital paulista.

Veterano, deixou o Palmeiras e foi para a Lazio, da Itália, em 1931, tornando-se o primeiro brasileiro a defender uma equipe italiana. A estreia na Série A ocorreu em 20 de dezembro daquele ano, quando já tinha 38 anos. O recorde dele durou 84 anos.

Natural de Rio das Pedras (SP), Amílcar Barbuy retornou ao Brasil e chegou a ser técnico do Corinthians em algumas oportunidades, se reaproximando do clube. Conquistou quatro títulos paulistas (1914, 1916, 1922 e 1923) pelo time alvinegro e dois pelo rival (1926 e 1927). Pela seleção brasileira, sagrou-se duas vezes vencedor do Sul-Americano (1916 e 1919).

Divulgação
Amílcar Barbuy (com a bola) com o time do Corinthians campeão em 1914
Amílcar Barbuy (com a bola) com o time do Corinthians campeão em 1914

NOVO RECORDISTA

Pugliesi está no Empoli desde a temporada passada, mas é o terceiro reserva. Por isso não havia feito jogos na primeira divisão italiana.

O jogo deste domingo contra o Torino é o primeiro dele oficialmente pelo Empoli.

Um fato curioso é que Pugliesi já jogou as quatro principais divisões nacionais: a Série B por Pescara e Rimini; a Série C por Grosseto, Pontedera, Montevarchi e Rimini; e a Série D por Pisa e Rimini. Nunca defendeu um dos grandes da Itália.

Diante do Torino, Pugliesi até sofreu um gol - do meia Obi -, mas viu a sua equipe triunfar com gols de Maccarone e Zielinski. Assim, o time terminou em 11º, com 46 pontos. O time granata ficou logo abaixo, com 45.

CONFIRA OS JOGOS DA 38ª RODADA DO ITALIANO

Sábado
Juventus 5 x 0 Sampdoria
Sassuolo 3 x 1 Inter de Milão
Milan 1 x 3 Roma
Napoli 4 x 0 Frosinone

Domingo
Genoa 1 x 2 Atalanta
Chievo 0 x 0 Bologna
Empoli 2 x 1 Torino
15h45 Lazio x Fiorentina
15h45 Palermo x Verona

*Horários de Brasília

Comentários

Goleiro do Empoli bate recorde de pioneiro corintiano e é o mais velho a estrear na Itália

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.