'Reis do petróleo' na Euro-Ásia são novidades da Copa do Mundo de futsal; veja os 24 times

Henrique Munhos, do ESPN.com.br
Divulgação
Cazaquistão chega animado após o terceiro lugar na Eurocopa
Cazaquistão chega animado após o terceiro lugar na Eurocopa

Com a concretização das Eliminatórias da Concacaf, estão definidos os 24 países que estarão na Colômbia em setembro para a Copa do Mundo de Futsal. As principais novidades são países localizadas na divisa entre Europa e Ásia.

Nações rica em petróleo e gás natural, Cazaquistão, Azerbaijão e Uzbequistão são times que não estiveram no torneio de 2012 e estarão presentes neste ano. Além dos três, a Cuba, que disputou amistoso com o Brasil recentemente (e perdeu por 9 a 2) também é novidade.

Entre estes três países, o Cazaquistão é quem desponta como favorito a fazer um bom papel. Com uma seleção que tem no goleiro-linha seu ponto forte, fato que gerou críticas ao redor do mundo, o time dirigido pelo técnico Cacau terminou em terceiro na última Eurocopa e se classificou para o Mundial com uma goleada de 7 a 0 na Polônia.

Com alguns brasileiros naturalizados, assim como muitas das seleções de futsal do mundo, o Azerbaijão garantiu sua vaga ao eliminar a Holanda, vencendo por 5 a 1 na ida e empatando em 4 a 4 na volta. 

O Uzbequistão, por sua vez, tem sua situação facilitada por estar na Ásia, tendo se classificado para a Copa ao lado de Vietnã, Tailândia, Austrália e Irã.

Desde que a Fifa passou a organizar a Copa do Mundo, só dois países subiram no lugar mais alto do pódio. O Brasil, com cinco taças, e a Espanha, com duas. As duas seleções seguem como as maiores favoritas para o Mundial da Colômbia, que terá o sorteio das chaves no próximo dia 19.

Confira a lista das seleções classificadas para a Copa do Mundo de futsal da Fifa:

América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia e Paraguai

África: Egito, Marrocos e Moçambique

Ásia: Austrália, Irã, Tailândia, Uzbequistão e Vietnã

Europa: Azerbaijão, Itália, Cazaquistão, Portugal, Rússia, Espanha e Ucrânia

América do Norte e Central: Costa Rica, Cuba, Guatemala e Panamá

Oceania: Ilhas Salomão

Comentários

'Reis do petróleo' na Euro-Ásia são novidades da Copa do Mundo de futsal; veja os 24 times

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.