Se campeão, Leicester será cabeça de chave da Champions; se vice, vai para pote de pequenos

ESPN.com.br
Em Leicester, clima é de festa e pura empolgação com possível título da Premier League

Se ganhar o Campeonato Inglês de forma inédita nesta temporada, o Leicester City teria ainda outros motivos para comemorar o que seria seu maior título na história. Mais do que o troféu em si, o clube iria ficar em uma situação, teoricamente, melhor na fase de grupos da Uefa Champions League.

Afinal, se for campeão nacional, o time britânico entraria como cabeça de chave. No entanto, caso se classifique à competição europeia na condição de vice de sua liga nacional, a equipe treinada por Claudio Ranieri entraria no pote 4. Dessa forma, teria maior chance de pegar adversários mais tradicionais no torneio continental.

Essa diferença significativa se daria por conta da regra na hora de formar os quatro potes para o sorteio da Champions. O primeiro deles é composto pelos campeões nacionais das sete federações melhor posicionadas no ranking da Uefa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França, Rússia, nesta ordem). A outra vaga é destinada ao atual campeão europeu.

No entanto, se o vencedor da Champions também for o dono do título no campeonato de seu país, o campeão nacional da oitava federação com melhor coeficiente na lista da Uefa (Ucrânia) ganha a condição de cabeça de chave.

Nos demais potes (do 2 ao 4), a definição é determinada pelo coeficiente de cada time. O ranking é determinado de acordo com a participação nos últimos cinco anos na Champions e na Europa League.

O Leicester, por exemplo, nunca disputou a principal competição de clubes do continente e esteve apenas duas vezes na Copa da Uefa (atual Liga Europa): foi eliminado na primeira rodada em 1998 e 2001. Assim, está zerado na lista.

Assista aos melhores momentos do empate entre Manchester United e Leicester por 1 a 1

Até o momento, somente Juventus e Paris Saint-Germain estão garantidos como cabeças de chave. Caso o vencedor da Champions vença sua liga nacional (Atlético de Madri, Bayern de Munique e Real Madrid podem alcançar o feito), o Dínamo de Kiev entrará no pote 1, por ter sido o campeão na Ucrânia.

Comentários

Se campeão, Leicester será cabeça de chave da Champions; se vice, vai para pote de pequenos

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.