Grêmio faz pesquisa, inova e cria o 'não-patrocínio'; entenda

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Bobo Comemora Gol Gremio Juventude Campeonato Gaucho 06/04/2016
Grêmio não terá patrocínio nas omoplatas

O Grêmio inovou na busca por novas receitas. Nesta terça-feira, a equipe anunciou que terá o o primeiro "não-patrocínio" do futebol brasileiro, ou seja, vai receber por não exibir nenhuma marca em sua camisa.

O acordo funciona da seguinte forma: o Grêmio "vendeu" para a Umbro, sua fornecedora de material esportivo, o espaço na omoplata do uniforme. Com isso, receberá do Grupo Dass (fabricante da Umbro no Brasil) por não ter nenhum logotipo no local. O valor, porém, não foi revelado.

A atitude foi tomada após pesquisa feita pela diretoria com o Instituto INDEX, que mostrou que os torcedores, em sua maioria, não gostam de ver marcas estampadas na omoplata e, como consequência, compram menos camisas.

"Com esse modelo diferenciado de 'não patrocínio, patrocinado', o clube passa a receber da fornecedora de material esportivo, ressarcimento específico pela não aplicação de marcas nessa região da camisa", explicou o clube gaúcho, em seu site oficial.

De acordo com o marketing gremista, o acordo é muito vantajoso para o time.

"A compensação irá englobar um valor monetário decorrente de crédito em mercadorias para venda na loja GremioMania, com a receita da venda sendo integralmente do clube. Ou seja, quanto mais o torcedor adquirir produtos oficiais da Umbro, mais retorno financeiro o Grêmio terá", salientou o executivo de marketing tricolor, Beto Carvalho.

Com a decisão do "não-patrocínio", o Grêmio terá como única marca em sua camisa a do banco Banrisul, que fica no local usual do patrocínio master: o centro do uniforme.

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Veja a nota do Grêmio:

Grêmio apresenta modalidade de patrocínio inédita entre os clubes brasileiros. Por meio de pesquisa qualitativa encomendada ao Instituto de Pesquisa INDEX, o marketing do Clube procurou analisar o comportamento do torcedor gremista em relação à colocação de patrocínios na camisa de jogo e de quanto a localização deles influencia na decisão de compra.

Diante do resultado do estudo, o Clube negociou com o Grupo Dass, empresa fabricante dos produtos Umbro no Brasil e fornecedora do material esportivo do Grêmio, um formato diferenciado de patrocínio e que consiste na não aplicação de publicidade no omoplata, região situada no frontal superior da camisa, especialmente no lado esquerdo, acima do escudo do Clube. O acordo comercial foi celebrado na última sexta-feira (08), no Centro de Criação da Dass, em Ivoti/RS, com a presença do presidente Romildo Bolzan, o executivo de marketing do Tricolor Beto Carvalho, o presidente do Grupo Dass, Vilson Hermes, e o diretor da marca, Henrique Hermes.

O extrato da pesquisa, realizada a partir de entrevistas com quatro grupos focais, compostos por torcedores gremistas com amostras estratificadas segundo a composição de perfis estruturais da torcida, revelou muito boa aceitação dos patrocínios máster (região peitoral da camisa), bem como, dos localizados nas mangas e costas. No entanto, um espaço em particular foi dissonante a esta percepção, apresentando relevante índice de rejeição ao uso: o denominado "espaço do omoplata".

Com esse modelo diferenciado de "não patrocínio, patrocinado", o clube passa a receber da fornecedora de material esportivo, ressarcimento específico pela não aplicação de marcas nessa região da camisa.

"A compensação irá englobar um valor monetário decorrente de crédito em mercadorias para venda na loja GremioMania, com a receita da venda sendo integralmente do Clube. Ou seja, quanto mais o torcedor adquirir produtos oficiais da Umbro, mais retorno financeiro o Grêmio terá", salienta o executivo de marketing do Grêmio, Beto Carvalho.

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