Idioma obrigatório, veto a jet-ski e salário suspenso: curiosidades do contrato de Neymar

ESPN.com.br
Getty
Neymar, com a bandeira do Barcelona, em sua apresentação em junho de 2013
Neymar, com a bandeira do Barcelona, em sua apresentação em junho de 2013

O site "Football Leaks" divulgou, nesta segunda-feira, o primeiro contrato de Neymar com o Barcelona. Além de todas as remunerações que o jogador tem direito, o documento também tem algumas curiosidades, como cláusulas que o obrigam a aprender o idioma catalão e veto a motos ou jet-skis.

Há também condições que provocam a suspensão do contrato, assinado pelo brasileiro em 3 de junho de 2013. Neymar para de receber salários e direitos de imagem, por exemplo, se for convocado para a seleção para uma competição que não seja oficial durante todo o período que esteja fora.

"As convocações para jogar qualquer partida fora do calendário único de competições comportam a suspensão do contrato durante o período de liberação. A suspensão gerará a dedução de todas as quantidades proporcionais vinculadas ao contrato do jogador", diz o documento.

Todos os benefícios são mantidos, porém, caso Neymar rejeite o chamado. "Se o jogador, apesar de sua convocação, não atender à mesma - qualquer que for a causa -, embora isso o impeça de disputar partidas com o clube, durante essas datas, não se produzirá suspensão contratual de classe alguma."

IDIOMA OBRIGATÓRIO

Entre as obrigações de Neymar, uma chama atenção. O brasileiro é obrigado a aprender a língua catalã, como "esforço máximo para integrar-se na sociedade" local. No dia em que foi assinado o contrato, inclusive, o mesmo da apresentação, o jogador arriscou algumas palavras no idioma no Camp Nou.

"Realizar esforço máximo para integrar-se na sociedade catalã, respeitando e assumindo os valores culturais da mesma, comprometendo-se especialmente no aprendizado da língua catalã, forma fundamental para a mencionada integração", descreve o contrato em sua cláusula 1.3.7.

Neymar é apresentado no Barça, arrisca catalão e diz: 'Quero ajudar Messi'

VETOS

Como forma de preservar a integridade física do jogador, o contrato também veta alguns comportamentos fora de campo. Entre as atividades citadas como de "perigo e risco", o Barcelona impede que Neymar ande, "esporadicamente ou não", de moto, jet-ski, parapente e esqui.

Também entre as proibições, o clube veta apostas envolvendo dinheiro em qualquer partida que envolva o Barcelona de alguma forma.

Comentários

Idioma obrigatório, veto a jet-ski e salário suspenso: curiosidades do contrato de Neymar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.