Sem luxo, mas com recursos próprios, Peñarol fez estádio que custou 13% da Arena Corinthians

ESPN.com.br
Getty
Com festa, Peñarol inaugurou o Campeón del Siglo
Com festa, Peñarol inaugurou o Campeón del Siglo

Na noite de segunda-feira, um dos times mais tradicionais do futebol da América Latina inaugurou sua casa própria. Com goleada em amistoso contra o River Plate, o Peñarol deu início à era do Estádio Campeón del Siglo.

O 4 a 1 sobre os argentinos foi visto por grande público. Com capacidade estimada para 40 mil pessoas, 37 mil espectadores acompanharam a partida. Porém, apesar da modernidade, o estádio não tem muitas semelhanças com as novas arenas abertas nos últimos anos no Brasil.

Em comparação com a Arena Corinthians, que possui capacidade semelhante à nova casa do Peñarol - 47 mil lugares - as diferenças são marcantes. Visualmente, o estádio do time paulista é mais moderno e luxuoso que o dos uruguaios. No Campeón del Siglo, nada de telões de LED gigantes, ou arquitetura ousada e inovadora.

Getty
Fachada do novo estádio do Peñarol
Fachada do novo estádio do Peñarol

Para não gastar além daquilo que poderia, o Peñarol preferiu manter os desenhos tradicionais dos grandes estádios da América do Sul.

Por isso, a predominância das arquibancadas de concreto - apenas uma das laterais conta com cadeiras. Oposto à Arena do Corinthians, que possui cadeiras em todos os setores, exceto por uma área atrás de um dos gols.

Foi dessa forma que o Peñarol ergueu seu estádio. Com auxílio da Tenfield, produtora audiovisual uruguaia, os gastos não passaram de 40 milhões de dólares (R$ 146 mi). Metade do valor veio através de um empréstimo bancário, com garantias exercidas pela Tenfield - a empresa ainda assegurou os naming rights do estádio pelos próximos 15 anos. Outra parte do pagamento foi levantado com a venda de camarotes e cadeiras para outras instituições.

Facebook/ Peñarol
Casa nova, mas a torcida manteve a tradicional festa
A torcida manteve a tradicional festa 

O número parece irreal quando comparado com o R$ 1,150 bilhão da própria Arena Corinthians. Ou seja, os carboneros gastaram menos de 13% do dinheiro investido pelos corintianos.

Batizado de Campeón del Siglo através de votação entre os próprios torcedores, o novo estádio do pentacampeão da Libertadores promete ajudar o clube a se tornar, novamente, uma das principais forças da América.

Veja imagens da festa de inauguração do novo estádio de Peñarol
Comentários

Sem luxo, mas com recursos próprios, Peñarol fez estádio que custou 13% da Arena Corinthians

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.