Coluna do MiT: O jogo por trás dos teclados, composições de cerco!

Gabriel "Mit"
Riot Games Brasil
aaaaaa
Gabriel "MiT" Souza é técnico da paiN Gaming e colunista quinzenal da ESPN Games

Composições de "poke" ou cerco, são formações que visam a movimentação pelo mapa, destruindo torres e jogando em torno delas. Normalmente, nessas composições os campeões possuem um alcance maior do que os inimigos, possibilitando a equipe causar dano periodicamente sem ser atingido.

Composições de cerco são bastante efetivas em duas situações de jogo:

Quando força a equipe inimiga contra suas próprias torres. Esse posicionamento força os adversários a iniciar uma luta, caso contrário eles sofrerão muito dano e fatalmente terão que retornar à base e a torre ficará livre para ser destruída.

Quando sua equipe inicia um objetivo global, Dragão ou Barão. O grande alcance de seus campeões coloca a equipe inimiga em uma situação desfavorável, reduzindo as chances de contestação do objetivo por ter de se posicionar muito longe.

Ao jogar com uma composição de cerco, você deve ter algumas estratégias em mente:

"Wave Clear" ou "Limpeza de Tropas": Quando as ondas de tropas inimigas são mortas rapidamente, você consegue chegar à torre adversária com uma grande quantidade de monstros aliados. Com isso a equipe inimiga precisará se expor para limpar sua onda de tropas e é nesse momento que aberturas são encontradas, para causar muito dano, derrubar torres ou abater adversários.

Não morrer: Por mais óbvio que pareça esse conselho, nas composições de cerco ele possui ainda mais importância, estas composições dependem de todos os seus heróis para que funcionem de forma eficiente. Caso sua equipe queira fazer um cerco em alguma torre e você morra alguns segundos antes, a vantagem de alcance da sua equipe não significará muito em comparação com a vantagem numérica do inimigo.

Controle de visão defensivo: Uma composição de cerco não precisa entrar a todo momento na selva inimiga para controlar os bônus de azul e vermelho, por exemplo. Seu objetivo é assegurar que ninguém te surpreenda pelos lados ou por trás. Caso algum inimigo vá pegar um dos bônus, a ausência dele na rota é uma ótima oportunidade para derrubar a torre abandonada.

"Disengage": Composições de cerco, normalmente possuem algum recurso para não deixar que a equipe inimiga inicie uma luta em grupo. A vantagem é sempre o alcance de suas magias. Use isso com eficiência e não tente ir para cima. Tenha calma e espere o inimigo se desesperar. O objetivo é forçar o erro por impaciência ou desespero e assim aproveitar as vantagens que tais erros irão proporcionar.

Pontaria, acerte as skillshots: Outro conselho óbvio, mas de que adianta um alcance superior se você não consegue acertar o inimigo?

A seguir, alguns exemplos de campeões que realizam bem essas funções na composição para cada rota:

Topo: Maokai, Poppy e Nautilus

São campeões resistentes. Caso a equipe inimiga tente iniciar uma luta estes personagens conseguem segurar o time inimigo, dando mais tempo para o restante do time abusar do alcance de suas habilidades. Destaque para a Poppy, que além da resistência, possui em sua ultimate uma excelente ferramenta para afastar os adversários

Riot Games
aaaaa
Após o remake, Poppy se tornou uma das melhores opções para "disengage"


Selva: Nidalee e Gragas

Nidalee possui uma boa capacidade de dano à distância com suas lanças. Enquanto Gragas oferece um mecanismo para afastar a equipe inimiga, evitando uma possível iniciação de luta.

Riot Games
aaaaaaaaaa
Para uma composição de "poke", Nidalee é certamente uma das melhores opções

Meio: Xerath, Ezreal, Lux e Varus

Aqui estão normalmente as estrelas da composição de cerco. Cada um tem suas particularidades, portanto escolha de acordo com o que já foi escolhido para as outras rotas.

Riot Games
aaaaaaaa
Tanto sua ultimate quanto seu Q, tornam Ezreal uma opção perfeita

Atiradores: Ezreal, Corki e Caitlyn

Esses atirados possuem habilidades para causar dano a uma grande distância, além de habilidades de fuga para o caso de o inimigo iniciar uma ação.

Riot Games
aaaaaaaaaaaaa
Com o maior alcance entre os atiradores, Caitlyn também é uma boa opção

Suportes: Janna, Braum e Alistar

São normalmente a alma do disengage da equipe. São responsáveis por frustrar os adversários e fazer com que as tentativas de iniciação do inimigo fracassem.

Riot Games
aaaaaaaaa
Capaz de aguentar muito dano, Alistar é um perfeito escudo de carne

Irei falar mais de diferentes composições nas próximas colunas. Por hoje é isso, espero que tenham gostado. Sintam-se à vontade para comentar quais as composições vocês gostariam de ver detalhadas nas próximas colunas na página da ESPN Games no Facebook. Um abraço e até a próxima!

Comentários

Coluna do MiT: O jogo por trás dos teclados, composições de cerco!

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.