Brasileiros falham nos pênaltis, City bate Liverpool e é tetra da Copa da Liga Inglesa

ESPN.com.br
Assista aos pênaltis e gols da vitória do Manchester City sobre o Liverpool na Copa da Liga inglesa

Liverpool e Manchester City fizeram uma final digna de disputa de título neste domingo. Jogando em Wembley, histórico estádio inglês, as equipes proporcionaram ao torcedores todos os momentos possíveis de um jogaço que terminou empatado por 1 a 1: teve bola na trave, gols de brasileiros no tempo normal, milagres dos goleiros na prorrogação, e, por fim, uma disputa de pênalti eletrizante. Ao final, quem se deu melhor foi o City, que acertou três cobranças contra uma dos Reds para se sagrar tetracampeão da Copa da Liga Inglesa.

Nas penalidades máximas, Emre Can, na cavadinha, foi o único a marcar para o Liverpool. Lucas Leiva, Philippe Coutinho e Lallana falharam para os Reds. Já pelo lado do City, Fernandinho, que abriu o placar no tempo normal, errou. Navas e Agüero converteram no cantinho, e Yaya Touré foi o responsável por dar o título aos Citizens

Getty Images
Kompany levanta trófeu da Copa da Liga Inglesa
Kompany levanta trófeu da Copa da Liga Inglesa

Liverpool e Manchester City fizeram uma partida bem equilibrada na etapa inicial. Apesar de muitos toques de bola dos dois lados, a marcação prevaleceu no primeiro tempo, e cada equipe teve apenas uma finalização certa de cada lado. Pelos Reds, Moreno assustou em um chute cruzado com apenas 40 segundos.

O lance mais perigoso, no entanto, foi dos Citizens. Aos 23min, Agüero passou por Lucas Leiva, deixou Sakho no chão e finalizou no canto. Mignolet, goleiro do Liverpool, tocou com a ponta dos dedos e viu a bola explodir na trave.

As equipes voltaram do intervalo sem mudanças, mas, com uma postura mais ofensiva, o Manchester City não demorou para abrir o marcador. Logo aos cinco minutos, Agüero foi lançado por David Silva, esperou a chegada de Fernandinho, que recebeu dentro da área e finalizou com pouco ângulo. Mignolet, que havia feito um milagre na etapa inicial, vacilou, e levou o gol.

Getty Images
Jürgen Klopp disputou sua primeira final sob o comando do Liverpool
Jürgen Klopp perdeu sua primeira final no Liverpool

Atrás do placar, o Liverpool decidiu se lançar ao ataque em busca de um empate, mas deixou muitos espaços no setor defensivo e, por pouco, não viu o City matar o jogo rapidamente. Aos 14, no contra-ataque, Yaya Touré lançou David Silva, que, com um tapa, encontrou Sterling completamente livre na cara do gol, mas o ex-jogador dos Reds finalizou torto, para fora, e desperdiçou uma ótima oportunidade.

Mesmo sem muita criatividade, o Liverpool continuou tentando pressionar o City e viu seu volume de jogo, que nem foi tão grande assim, resultar no gol de empate. Aos 37min, após Milner acertar a trave, a bola sobrou para Philippe Coutinho, que bateu firme para deixar tudo igual em Wembley. Com o empate no placar, o City voltou a dominar a partida e, e graças ao goleiro Mignolet, os comandados por Pellegrini não terminaram os 90 minutos com o título.

GOLEIROS BRILHAM NA PRORROGAÇÃO

BEN STANSALL/AFP/GETTY IMAGES
Mignolet Defesa Liverpool Manchester City Final Copa da Liga Inglesa 28/02/2016
Mignolet opera uma linda defesa cara a cara com Agüero

Na prorrogação, as equipes voltaram com o mesmo ritmo da etapa inicial, sem se exporem muito. Quando o City decidiu arriscar mais, novamente brilhou a estrela de Mignolet, que cara a cara com Agüero, operou outro milagre para o Liverpool.

Já no segundo tempo da prorrogação, foi a vez dos Reds pressionarem, e do goleiro Caballero brilhar. Após cruzamento, Origi ganhou de cabeça da defesa e testou firme para uma linda defesa do argentino, salvando o City.

FINAL VERDE-AMARELA

Getty Images/ESPN.com.br
Brasileiros brilharam no tempo normal
Brasileiros brilharam no tempo normal

Com inúmeras estrelas internacionais, sobrou para dois brasileiros virarem protagonistas na decisão da Copa da Liga. 

Titular absoluto da equipe comandada por Manuel Pellegrini, esse foi apenas o quinto gol de Fernandinho na atual temporada. O brasileiro havia balançado as redes apenas contra Chelsea, Watford e Everton, pelo Campeonato Inglês, e na partida contra o Sevilla, pela Champions League.

Getty Images
Caballero virou herói ao defender cobrança dos brasileiros
Caballero virou herói ao defender cobrança dos brasileiros

Já pelo Liverpool, Philippe Coutinho, que marcou seu sétimo gol na temporada, deixou mais uma vez sua marca contra o City. Em novembro do ano passado, pelo Campeonato Inglês, o camisa 10 já havia sido decisivo na goleada dos Reds sobre os Citizens por 4 a 1. Naquela oportunidade, além de balançar as redes, ele também deu outras duas assistências.

E, se não bastassem decidir a favor de suas equipes no tempo normal, os brasileiros também foram protagonistas nas cobranças de pênaltis. Só que ao contrário. Responsável por abrir a disputa para o City, Fernandinho acertou a trave. Para sua sorte, Coutinho e Lucas Leiva, pelo Liverpool, também desperdiçaram suas batidas e, junto com Lallana, deram o título para os Citizens.

DESPEDIDA COM TÍTULO

EFE/EPA/ANDY RAIN
Manuel Pellegrini Manchester City Liverpool Final Copa da Liga Inglesa 28/02/2016
Manuel Pellegrini conquista mais um título sob o comando do City

Com Pep Guardiola já anunciado como técnico do City na próxima temporada, Manuel Pellegrini faz sua despedida do banco de reservas do Citizens. Além do título deste domingo, o técnico chileno ainda conquistou um Campeonato Inglês e uma Copa da Liga Inglesa, ambos em 2013/14.

Mas essa pode não ser a última taça de Pellegrini no comando do City, afinal, o clube está nas oitavas de final da Uefa Champions League e é o quarto colocado do Inglês, nove pontos atrás do líder Leicester City (mas ainda com um jogo a menos).

Até a decisão deste domingo, Pellegrini somava 148 partidas pelo City, sendo 94 vitórias, 20 empates e 34 derrotas, o que resultava em um aproveitamento de 68%.

Klopp x Pellegrini

Getty Images
Técnicos se enfrentaram pela quarta vez em suas carreiras
Técnicos se enfrentaram pela quarta vez em suas carreiras

Esse foi o quarto encontro entre os dois treinadores. Assim como neste domingo, os primeiros duelos foram emocionantes e aconteceram quando Klopp ainda era técnico do Borussia Dortmund e Pellegrini comandava o Málaga.

Em partida válida pelas quartas de final da Uefa Champions League de 2012/2013, as equipes empataram por 0 a 0 na Espanha e, na Alemanha, o Borussia conseguiu um milagre, marcando duas vezes nos acréscimos e garantindo a classificação à semifinal.

Antes deste domingo, os dois treinadores já se cruzaram outra vez na Inglaterra, mas foi em um duelo não eliminatório. Em novembro do ano passado, o Liverpool visitou o Manchester City no Etihad Stadium e atropelou o rival por 4 a 1.

Comentários

Brasileiros falham nos pênaltis, City bate Liverpool e é tetra da Copa da Liga Inglesa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.