America e Bangu ganham destaque no Carioca para recuperar glória do 'Clássico Bisavô'

Rafael Belattini, do ESPN.com.br
ESPN.com.br
America x Bangu
America e Bangu fazem clássico de 111 anos nesta quinta-feira em Mesquita

Se o Fla-Flu será em Brasília, o Rio de Janeiro terá um clássico com muito mais história pela quinta rodada do Campeonato Carioca.

Enquanto o conhecido clássico teve sua primeira edição em 1912, em 1905, antes mesmo do primeiro Botafogo e Fluminense, o Bangu goleou o America por 6 a 1, dando o pontapé inicial do "Clássico Bisavô", que terá sua 280ª edição na noite desta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), no estádio Giulietti Coutinho, em Mesquita.

A expectativa pela partida fez com que esta fosse antecipada em dois dias, para ter destaque na transmissão. A promessa é de que charangas façam a festa do torcedor antes da partida e que os times utilizem uniformes especiais, com um desenho retrô.

Mandante da partida, o America faz promoção de ingressos e o torcedor que for comprar o ingresso com a camisa do clube pagará apenas R$ 10 pela entrada. Se as arquibancadas do Giulietti Coutinho não comportam os 38.646 torcedores de 1951, recorde de público para o confronto, ao menos se espera algo melhor que o último encontro, pela Copa Rio de 2014.

A vitória por 2 a 0 do America no último encontro teve apenas 217 torcedores, sendo 157 pagantes. Menos até do que o público do primeiro duelo, em 6 de agosto de 1905, que teve 400 espectadores. E é possível traçar um paralelo das arquibancadas para o campo.

Divulgação/Site Oficial/America
No último confronto, em 2014, o America levou a melhor pela Copa Rio
No último confronto, o America levou a melhor

Até a década de 1980, os dois times tinham grande representação no cenário nacional. O Bangu foi finalista do Campeonato Brasileiro de 1985, perdendo para o Coritiba. Já o America chegou às semifinais do nacional em 1986.

De lá para cá, muita coisa mudou. Com sete títulos no Carioca, o America teve seu último bom momento no estadual em 2006, quando disputou a final da Taça Guanabara e parou na semi da Taça Rio. Já o Bangu, duas vezes campeão, foi semifinalista em 2002, no esvaziado campeonato que ficou conhecido como "Caixão", em "homenagem" ao então presidente da FERJ, Eduardo Viana, apelidado de Caixa d'Água.

Depois de muitos anos entre idas e vindas na segunda divisão do estadual, a rivalidade volta a ter destaque no futebol do Rio de Janeiro. Em quase 111 anos de confrontos, o America tem cinco vitórias a mais que o rival (108 a 103), com outras 68 partidas que terminaram empatadas.

Na atual edição do Carioca, o Bangu ocupa a terceira posição no grupo A, com nove pontos, e vem de vitória por 3 a 0 sobre o Bonsucesso. O America, quinto colocado no grupo B com quatro pontos, tenta uma vaga no G4 e vem de derrota contra o Macaé.

Seja quem for o vencedor da noite, aqueles que gostam dizem "não ao futebol moderno", terão um programa especial para ver.

Comentários

America e Bangu ganham destaque no Carioca para recuperar glória do 'Clássico Bisavô'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.