Empresários peruanos temem que Lima perca Pan de 2019 por atrasos em obras

EFE
getty
Lima está com obras atrasadas para Pan de 2019
Lima está com obras atrasadas para Pan de 2019

O presidente do Birô de Convenções e Turismo de Lima, o empresário Carlos Canales, afirmou nesta sexta-feira que o setor está "profundamente preocupado" com a possibilidade de o Peru perder a chance de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2019 por causa do atrasos das obras para o evento.

Durante o fórum "Política Esportiva e Planos de Ação dos Candidatos à Presidência - Rumo aos Jogos Pan-Americanos de 2019", Canales afirmou que até agora "não há nenhum avanço" nas infraestruturas esportivas do país.

"Até o momento, estamos no zero. E os representantes da Organização Esportiva Pan-Americana (Odepa) chegarão a Lima em meados de fevereiro para verificar o estado em que se encontram nossos equipamentos esportivos", alertou Canales.

O presidente do Birô de Convenções e Turismo de Lima disse que Chile e Venezuela estão à espera dos resultados da avaliação da Odepa após a visita de inspeção, com esperança de que a capital peruana possa ser substituída como sede do Pan de 2019.

Canales indicou que essa é uma questão política do governo, que tomar as medidas necessárias para iniciar as obras e evitar uma eventual mudança de sede por parte da Odepa. Devem ser remodeladas 18 instalações esportivas de Lima e construídas outras 28.

Além disso, Canales afirmou que o novo governo que será eleito em agosto após as eleições gerais deve "se comprometer seriamente com a Odepa para que eles possam nos dar uma última oportunidade".

"O evento criaria 10 mil empregos e geraria US$ 250 milhões para a economia de Lima. Uma grande porcentagem seria destinada ao setor do turismo - hotéis, restaurantes, serviços, artesanato e transporte, entre outros", explicou o empresário.

O Peru prometeu um investimento de US$ 700 milhões em obras esportivas em Lima e no porto de Callao, que incluem a construção de ginásios poliesportivos, uma vila olímpica e a modernização do sistema de transporte, com a construção da segunda linha do metrô da capital peruana.
Leia mais em: http://zip.net/brsLC6

 

Comentários

Empresários peruanos temem que Lima perca Pan de 2019 por atrasos em obras

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.