Joia do Atlético-MG fez figuração no 'Zorra Total' e salvou galã global em novela

Francisco De Laurentiis e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br
Arquivo Pessoal
Severino Zorra Total Lucena Figurante
Ricardo Lucena (acima, de camisa branca) em cena do 'Zorra Total' com Paulo Silvino

Jovem promessa do Atlético-MG, o zagueiro Ricardo Lucena tem múltiplos talentos. Afinal, quantos jogadores podem dizer que já salvaram, em um espaço de poucos dias, uma bola em cima da linha e também um ator da TV Globo em uma cena de novela?

Carioca de nascimento, o atleta de 22 anos começou a carreira no futsal do Fluminense, aos 8. Depois, jogou no Olaria-RJ e no Democrata-MG, quando chamou a atenção da equipe de Belo Horizonte, que o contratou em 2012 - atualmente, está emprestado ao Nacional-MG.

Só que, além de jogar bola, Lucena tem outra paixão: a televisão. Fascinado por novelas e filmes, ele já fez figuração em programas famosos da emissora fluminense, como a novela "Salve Jorge" e o humorístico "Zorra Total". E tudo meio por acaso.

"Minha irmã estava em greve na faculdade e começou a adicionar agências de modelo no Facebook. Além de fotos, eles selecionavam figurantes para novelas e filmes da Globo. Ela fez isso durante um tempo e, em 2012, quando eu estava de férias, teve uma gravação perto de casa. A dona da agência pediu um homem e minha irmã me levou. Fui de curioso para ver como era e gostie demais", conta Lucena, em entrevista ao ESPN.com.br.

O "entrosamento" com o pessoal da dramaturgia foi imediato. Ricardo teve a chance de contracenar com atores como Paulo Silvino, que interpretava o famoso porteiro Severino "Faz-tudo", e Katiuscia Canoro, a Lady Kate, e até jogou futevôlei com Eri Johnson.

"Uma vez jogamos futevôlei no intervalo, mas não falei que era jogador de futebol, fiquei envergonhado. Ele adora jogar, levou a rede e tudo. Achei que eu ia sobrar, mas perdemos o jogo, com o Eri fazendo o ponto final de bicicleta. O cara joga demais (risos)", elogia.

Ricardo Lucena apareceu em vários quadros do "Zorra Total", e conta que se divertiu na maioria. No entanto, os erros de gravação muitas vezes tiram até os figurantes do sério.

"Tem atores que gravam tudo de uma vez só e acertam de primeira, mas com alguns outros era 300 vezes a mesma piada, e a gente tinha que fingir que gostava e ficar rindo. Chegava uma hora que eu não aguentava mais escutar a mesma piada", brinca.

Além do humorístico, o defensor ainda participou da novela "Salve Jorge", exibida entre outubro de 2012 e maio de 2013 pela Globo. Na série, ele foi essencial na história do oficial de cavalaria Théo, interpretado por Rodrigo Lombardi, ajudando o galã após ele ser atropelado por um ônibus ao tentar salvar seu filho, Júnior.

Arquivo Pessoal
Ricardo Lucena Trofeu América-RJ
Ricardo Lucena ganhou o Carioca da 2ª divisão com o América-RJ

"Eu era um turco em Istambul, vendia coisas lá no mercado central, vendia coisas tipo bijuteria em algumas cenas. Mas também fiz uma cena que se passou no Rio, na qual o Rodrigo Lombardi foi atropelado. Eu sou um dos que aparece ajudando e prestando socorro até a ambulância chegar", conta - o capítulo foi exibido em dezembro de 2012.

Lucena nunca teve uma fala em nenhum programa, mas o atleta não reclama: "Nunca passou pela minha cabeça ser ator, até porque sou muito tímido, não ia conseguir falar nada (risos)", sorri o jogador/figurante, que é admirador de Giovanna Antonelli e até já encontrou sua musa inspiradora em uma gravação: "Ela é muito bonita. Gravamos juntos, mas não deu pra conversar, infelizmente", lamenta.

Arquivo Pessoal
Ricardo Lucena Salve Jorge
Lucena no set de 'Salve Jorge'

Como é de se imaginar, Ricardo Lucena virou uma atração nas concentrações dos times de futebol, já que os colegas de time adoravam tirar sarro das participações do amigo na TV.

"Teve uma época no alojamento que eu passei no 'Salve Jorge', a galera parava tudo o que estava fazendo e ia pra frente da televisão pra me ver, era a maior farra. 'Olha ele aí', eles ficavam gritando, nem ligavam pra cena, só queriam ver a figuração (risos). Foi muito comédia", diverte-se.

Já nos campos, a joia atleticana não quer saber de ser figurante. Dono de de dois acessos na carreira (um com o Democrata de Sete Lagoas, no Campeonato Mineiro, e outro com o América-RJ, no Campeonato Carioca, que veio acompanhado do título da Segundona), ele quer se destacar pelo Nacional-MG no Módulo II do Campeonato Mineiro para convencer o "Galo" a renovar seu contrato.

"Tenho contrato até setembro, e quero fazer uma boa campanha para renovar com Atlético, ou quem sabe despertar o interesse de outros clubes", finaliza.

Comentários

Joia do Atlético-MG fez figuração no 'Zorra Total' e salvou galã global em novela

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.