Presidente confirma que Primeira Liga terá caráter amistoso em 2016

ESPN.com.br
Divulgação
Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro e da Primeira Liga
Gilvan de Pinho Tavares, presidente do Cruzeiro e da Primeira Liga

A Primeira Liga terá apenas um caráter amistoso e não fará parte do calendário oficial do futebol brasileiro em 2016. A informação foi confirmada nesta quinta-feira por Gilva de Pinho tavares, presidente do Cruzeiro e da própria Liga que reúne clubes de Minas Gerais, Sul e do Rio de Janeiro.

"A Liga cumpre todos os processos de regularização e os requisitos do Estatuto do Torcedor, além de ter total capacidade para organizar o campeonato. (...)A CBF e os clubes participantes estão em movimento harmônico para que, em 2017, o torneio esteja no calendário oficial do futebol brasileiro", diz a nota, em que o calendário também foi divulgado.

A competição contará com Grêmio, Internacional, Avaí, Criciúma, Figueirense, Coritiba, Atlético-PR, Flamengo, Fluminense, América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro em 2016.

Os direitos de TV foram adquiridos pela Rede Globo, que pagará R$ 5,2 milhões - esse será o total líquido didivido por todos os participantes. Apesar do valor considerado baixo, há o contraponto: ao menos, nenhum dos times terá de pagar para jogar, o que acontece em estaduais como o Paranaense, e ainda terão suas despesas de viagem custeadas. Por fim, existe a chance de aumento do dinheiro com a venda de placas de publicidade e naming rights.

Nem todas as equipes jogarão o torneio com os times considerados titulares. Em dezembro do ano passado, os mandatários de Atlético-MG e Grêmio afirmaram ao ESPN.com.br que a competição não era a primeira prioridade e que usariam um elenco sub-23. 

Leia a nota oficial sobre a Primeira Liga:

A Primeira Liga já está funcionando com toda a força em 2016. Sua primeira edição, organizada por seus membros sob o formato de torneio amistoso, começa no dia 27 de janeiro. Na organização da tabela houve a preocupação de evitar qualquer conflito com os jogos de campeonatos estaduais.

A Liga cumpre todos os processos de regularização e os requisitos do Estatuto do Torcedor, além de ter total capacidade para organizar o campeonato. Nesta quinta-feira (14.01) ocorreu uma reunião no Rio de Janeiro em que se estabeleceu uma colaboração entre Liga, Clubes e Federações para preencher todas as exigências para dias de jogo.

A CBF e os clubes participantes estão em movimento harmônico para que, em 2017, o torneio esteja no calendário oficial do futebol brasileiro.

Confira a tabela oficial do campeonato:

Primeira Rodada

27.01.2016
Criciúma x Cruzeiro
Fluminense x Atlético PR
Atlético-MG x Flamengo
Internacional x Coritiba

28.01.2016
América MG x Figueirense
Avaí x Grêmio

Segunda Rodada

06.02.2016
Figueirense x Atlético MG

06.02.2016
Grêmio x Coritiba

17.02.2016
Cruzeiro x Fluminense
Internacional x Avaí
Flamengo x América MG

18.02.2016
Atlético PR x Criciúma

Terceira Rodada

02.03.2016
Atlético MG x América MG

06.03.2016
Grêmio x Internacional

09.03.2016
Flamengo x Figueirense

10.03.2016
Coritiba x Avaí
Fluminense x Criciúma
Cruzeiro x Atlético PR

Semifinais
23.03.2016 e 24.03.2016

Final
31.03.2016

OBS: Os locais e horários das partidas serão comunicados em breve.

Cordialmente,
Gilvan de Pinho Tavares
Presidente da Primeira Liga

Comentários

Presidente confirma que Primeira Liga terá caráter amistoso em 2016

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.