Com derrota e terror, Alemanha despenca no ranking e vê Brasil se aproximar

ESPN.com.br
Getty
Alemanha cairá da segunda para a quarta posição do ranking da Fifa
Alemanha cairá da segunda para a quarta posição do ranking da Fifa

O mês de novembro foi, definitivamente, péssimo para a atual campeã mundial. Depois de perder um jogo trágico para a França e ver a partida contra a Holanda ser cancelada por conta de uma ameaça de atendado a bomba, a Alemanha ainda terá de lamentar a queda no ranking da Fifa.

Por conta do revés por 2 a 0 para os franceses em Paris, que ocorreu durante os atentados terroristas que mataram 129 pessoas, e a anulação da partida contra os holandeses em Hannover, os germânicos terão seus pontos reduzidos de 1388 para 1347 e, dessa forma, cairão do segundo para o quarto lugar da lista, já que não há mais jogos até a próxima atualização, em dezembro.

No período, a Argentina empatou com o Brasil e venceu a Colômbia e subirá de 1383 para 1456 e assumirá o segundo lugar. Além disso, a Espanha, que ganhou da Inglaterra e teve seu jogo com a Bélgica cancelado, irá de 1287 a 1370 e ficará na terceira colocação.

Se a Alemanha vai mal das pernas, o Brasil está em ascensão. Com o empate em solo argentino e vitória contundente sobre o Peru por 3 a 0, o país verde e amarelo subirá da oitava para a sexta posição, indo de 1208 a 1252, menos de 100 pontos para a Alemanha.

Para efeito comparativo, logo após a Copa do Mundo de 2014, os germânicos lideravam o ranking e tinham 483 pontos de vantagem sobre os brasileiros. Aliás, desde o Mundial, os alemães foram caindo na lista por conta do retrospecto de oito vitórias, dois empates e cinco derrotas.

A liderança continuará com a Bélgica, que, com o triunfo sobre a Itália, aumentará sua pontuação de 1440 a 1494.

Entenda como funcionam as contas para o ranking:

PESO DE CADA ANO:
2010 - 20%
2013 - 30%
2014 - 50%
2015 - 100%

PESO DE CADA PARTIDA:
R x I x S x C

R = Resultado da partida - 3 para vitória, 1 para empate e 0 para derrota
I = Importância da partida - 4 para Copa do Mundo, 3 para Copa das Confederações ou competição continental (Copa América e Eurocopa, pro exemplo), 2,5 para eliminatórias e 1 para amistoso
S = Força da seleção adversária - Número obtido subtraindo a posição da seleção no ranking por 200
C = Força da confederação continental - média da confederação das duas equipes - 1 para Uefa e Conmebol, 0,88 para Concacaf, 0,86 para Ásia e África e 0,85 para Oceania

Comentários

Com derrota e terror, Alemanha despenca no ranking e vê Brasil se aproximar

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.