Rodada de megaclássicos na Europa tem medo e super segurança após atentados

ESPN.com.br
FRANCK FIFE/AFP/GETTY IMAGES
França Policia Atentados Paris 14/11/2015
Amistosos pela Europa terão policiamento reforçado e esquemas de segurança inéditos

Nesta terça-feira, haverá uma rodada de megaclássicos amistosos em vários pontos da Europa, como Inglaterra x França, em Londres, Alemanha x Holanda, em Hannover, e Bélgica x Espanha, em Bruxelas, entre outros. Os atentados da última sexta-feira, que deixaram cerca de 130 mortos em Paris, fizeram com que as autoridades reforçassem a segurança em níveis nunca antes vistos no Velho Continente.

Tudo para tentar evitar uma nova tragédia...

Veja o que está planejado para os principais amistosos:

Inglaterra x França - Estádio de Wembley, Londres
Além de uma série de tributos e homenagens, o jogo terá um esquema de prevenção nunca antes visto na história dos eventos esportivos da Inglaterra.

De acordo com o jornal The Guardian, o clássico terá a maior operação de segurança já vista no tradicional estádio londrino. No entanto, o número de policiais (e possivelmente membros do exército) que trabalharão no jogo não foi revelado pela imprensa britânica.

O cerco estará tão fechado que o presidente da FA (Associação de Futebol da Inglaterra) já alertou os fãs para chegarem o mais cedo que puderem à arena, já que as revistas serão muito mais detalhadas e demoradas.

"Gostaria de confirmar que teremos um poderoso aparato de segurança [...]. Gostaria de pedir as fãs para que cheguem cedo ao estádio, já que faremos mais checagens e revistas do que eles já estão habituados", afirmou Martin Glenn.

O dirigente também fez questão de assegurar aos fãs que eles terão total segurança antes, durante e depois do jogo, e não devem ter medo de ir a Wembley. Cerca de 70 mil pessoas são esperadas para a partida.

"Não sou um especialista em segurança, mas estamos muito bem aconselhados pelos melhores especialistas", garantiu.

"Essa partida terá um significado global: mostrar que o terrorismo não pode vencer", completou.

Nos hotéis das seleções, a segurança também foi reforçada, especialmente no da França. Havia o temor de que os Bleus desistissem da partida devido ao trauma, mas a FFF (Federação Francesa de Futebol) confirmou que o amistoso será jogado.

A partida terá transmissão da ESPN às 18h (horário de Brasília).

Correspondente confirma amistoso entre França e Inglaterra em Londres

Alemanha x Holanda - HDI-Arena, Hannover
A preocupação com a segurança dos times começou antes mesmo do jogo. De acordo com o jornal Bild, o hotel da equipe alemã foi "lacrado", ficando 24 horas sob vigilância policial. Há uma lista restrita de pessoas que têm autorização para entrar no local, que é checada e renovada periodicamente. Quem não estiver na relação, será barrado.

Com isso, jornalistas e torcedores foram impedidos de entrar no local, o que é incomum, já que a DFB (Federação Alemã de Futebol) sempre permite contato da imprensa e dos fãs com os jogadores nos dias anteriores às partidas. As barreiras da polícia, aliás, começam a 200m do hotel. Ou seja: daquele ponto em diante, só passa quem tiver credencial.

Técnico da Alemanha diz que amistoso contra Inglaterra será símbolo de liberdade e democracia

Segundo o jornal holandês De Telegraaf, a "Laranja Mecânica" também pediu reforço na segurança para as autoridades alemãs, e foi prontamente atendida. O ônibus do time foi escoltado por todo o caminho do aeroporto até o hotel, que está cercado e vigiado 24 horas por um grande número de agentes."A segurança de todos é a prioridade número um", bradou o presidente interino da DFB, Rainer Koch.

De acordo com Volker Kluwe, chefe da polícia de Hannover, o aparato de segurança que será montado para o jogo será inédito na história da cidade. Policiais estarão em grande número nos arredores do estádio, inclusive armados de metralhadoras, para garantir a paz. Normalmente, cerca de 200 oficiais trabalham nos jogos da Bundesliga, mas o efetivo desta vez será muito maior.

Na Alemanha, Muller e Gotze invertem posições e confuntem rivais

"Faremos de tudo para assegurar que todos estejam em segurança. Nosso apelo a todos que virão ao estádio é que fiqueim vigilantes e reportem qualquer tipo de atividade suspeita à polícia", pediu Kluwe.

A partida terá transmissão da ESPN Brasil às 18h (horário de Brasília).

Abertura do 'Bate-Bola' homenageia vítimas de terrorismo em Paris

Bélgica x Espanha - Estádio Rei Balduíno, Bruxelas
A Bélgica é o país em que há mais temor de um atentado, já que dois dos terroristas que morreram na ação da última sexta-feira haviam morado em Bruxelas, e dois carros usados pelos jihadistas foram alugados na capital belga.

A polícia local, inclusive, segue fazendo revistas no bairro de Molenbeek, onde há uma grande comunidade árabe, em busca de suspeitos.

Não à toa, a segurança foi totalmente reforçada, inclusive com a presença do exército nas ruas de Bruxelas. Logo que chegou à cidade, nesta segunda-feira, a seleção espanhola foi escoltada por um grande número de policiais e também de seguranças particulares, contratados pelas Federações da Espanha e da Bélgica.

Para garantir a segurança nos hotéis, a polícia belga adotou uma estratégia diferente das corporações dos outros países, espalhando um efetivo de agentes à paisana (ou seja, sem uniforme) tanto nos prédios quanto nos arredores, segundo o jornal El País.

Em comunicado, a Federação Belga pediu aos torcedores que cheguem pelo menos duas horas antes do início do jogo ao estádio, já que haverá grande rigidez nas revistas, inclusive com raio-x. A entidade também conclamou fãs e jornalistas para não levarem mochilas ao estádio Rei Balduíno.

"Foi uma viagem incômoda e pesada, por toda essa história de segurança, das checagens e revistas. Estamos um pouco tensos, mas ao menos não notei medo e temor no grupo", disse um dirigente da Federação Espanhola de Futebol.

A partida terá transmissão da ESPN+ às 18h (horário de Brasília).

Jornalista francês resume a dramática sexta-feira 13 de Paris 
Comentários

Rodada de megaclássicos na Europa tem medo e super segurança após atentados

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.