Um ano do título: conheça o 'Time Medina', equipe do 1º campeão mundial do Brasil

Guilherme Dorini, de Maresias (SP), para o ESPN.com.br
Reprodução / Instagram
'Time Medina' é responsável por deixar o surfista focado apenas dentro do mar
'Time Medina' é responsável por deixar o surfista focado apenas dentro do mar

Já ouviu aquele ditado popular de que por trás de cada homem de sucesso há uma mulher? Pois é, com Gabriel Medina é diferente. Não há apenas uma mulher, mas sim uma equipe inteira, formada por profissionais das mais variadas áreas, e todos com um só objetivo: cuidar de tudo ao redor do primeiro brasileiro campeão mundial para que ele possa apenas se concentrar e desenvolver seu trabalho com tranquilidade dentro do mar. No aniversário de um ano da histórica conquista, o ESPN.com.br apresenta com detalhes o "Time Medina".

A base da "equipe" é constituída por seus familiares. Além de sua mãe e irmãos, porto seguro do surfista, ele conta com o padrasto Charles, que é tratado como um pai, como técnico e o tio Jaime, assessor pessoal. O time ainda possui cinegrafista, médico, fisioterapeuta e preparador físico, além, é claro, do homem dos negócios, responsável pela captação de novos patrocínios e por cuidar da imagem de Medina.  

"É muito importante ter esse time todo comigo. Minha família, também tem o Fabão, enfim... Muito bom ter todas essas pessoas por trás de mim. É bom porque não me preocupo com nada fora da água, deixo tudo com eles, e me preocupo só no surfe, que é o preciso me preocupar preocupar de verdade. Me sinto mais aliviado com eles. Assim posso dar meu máximo e focar só em uma coisa", disse ao ESPN.com.br durante a disputa do WQS de Maresias.

família medina

Reprodução / Instagram
Família Medina é o porto seguro do campeão mundial
Família Medina é o porto seguro do campeão mundial de surfe

Para explicar o que representa esse tópico precisamos separar a família em duas partes: Charles Saldanha e Jaime Medina, e Simone, Felipe e Sofia Medina. Os dois primeiros são como unha e carne de Gabriel. Eles viajam para todas as etapas com o campeão mundial.

Reprodução / Instagram
Tayna Hanada é a namorada de Medina
Medina e sua namorada, Tayna Hanada

Charles é marido de Simone, portanto padrasto de Gabriel, e técnico do brasileiro. Ele resolveu trocar São Paulo pela praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral paulista, quanto tinha apenas 18 anos. Foi lá que conheceu Simone, que já era mãe de Gabriel, de apenas oito anos.

Charles foi o responsável por acompanhar os primeiros passos de Gabriel no mar e, por ter dado sua primeira prancha ao brasileiro, é considerado o grande incentivador do atual campeão mundial. Nas viagens pelo mundo, Charles acumula funções: além de técnico, é tratado como pai, técnico e até cozinheiro nas horas de aperto.

Jaime é irmão da Simone, portanto tio do atleta, e serve como um braço direito de Gabriel e Charles. Ele é o assessor pessoal de Medina, cuidando de toda parte compromissos fora da água, como entrevistas e ações com os patrocinadores, para que o brasileiro e o padrasto se concentrem exclusivamente nas competições.

A mãe Simone, e os irmãos Felipe e Sofia, são considerados um porto seguro do atleta. Os três estão presentes apenas em algumas etapas do Circuito Mundial, mas a importância deles é sempre lembrada por Gabriel por meio de suas redes sociais e em várias entrevistas dadas aos meios de comunicação. Simone, uma espécie de guia espiritual, sempre aparece com bons conselhos ao filho, e os caçulas acabam ajudando em alguns momentos de tensão, entretendo e divertindo o mais velho em vários momentos das viagens.

Apesar de não serem parentes de sangue de Medina, outras duas pessoas também já podem ser consideradas parte da família. A primeira é Fabão, faixa-preta de jiu-jítsu e segurança particular de Medina. A outra é Tayna Hanada, namorada do surfista, que esteve presente em todas as etapas do segundo semestre do WCT.

homem dos negócios

Daniel Ramalho / Inovafoto
Cesar Villares, primeiro da esquerda, é sócio da Go4it
Cesar Villares, primeiro da esquerda, é sócio da Go4it

Cesar Villares, trabalhando em conjunto com Jaime Medina, é um dos homens de negócio do "Time Medina". Formado em Administração e Comunicação na Concordia University Irvine, na Califórnia, ele atuou como vice-presidente no lançamento da área de talentos da IMX, quando começou o trabalho de gerenciamento da carreira de Gabriel Medina, além do piloto de Fórmula 1 Felipe Nasr e o capitão do Paris Saint-Germain Thiago Silva. Também era responsável por negociar contratos comerciais para atletas como Neymar, Guga, Dunga, Cafu, Zico, entre outros.

Após nove anos de experiência em grandes grupos de gestão de esportes no mundo, juntou-se a Marc Lemann para fundar a Go4it, empresa de marketing esportivo que dará atenção redobrada ao campeão mundial de surfe.

"O trabalho com o Gabriel já tem quatro anos, não só com ele, mas com a família inteira. Gabriel foi o primeiro da IMX e, após esses quatro anos, explodiu em questão de marketing. Agora, com essa nova empresa focada na área de consultoria para atletas, marcas e tecnologia do esporte, ele terá o maior suporte possível. Terá uma equipe cada vez maior para tratar questões comerciais, de criação e planejamento. A ideia é que continue crescendo na carreira, podendo atender todos seus patrocinadores", disse Cesar ao ESPN.com.br.

equipe médica e física

Reprodução / Instagram
Allan Menache é o responsável pelo condicionamento físico de Medina
Allan Menache é o responsável pelo condicionamento físico de Medina

Assim como todo atleta de alto nível, Gabriel também possui um acompanhamento médico e físico de primeira linha. Quem iniciou os trabalhos, ainda em 2011, foi o especialista em medicina esportiva Marcelo Baboghluian, do Instituto Mar Azul. Ele passou a monitorar periodicamente os resultados laboratoriais de Medina, fez ajustes na alimentação e deu o pontapé inicial em um programa especial de preparação física, com um treinamento funcional.

Além do médico, a equipe também conta com o fisioterapeuta Gabriel Nascimento, importante na recuperação de diversas lesões que Gabriel sofreu em sua recente carreira. Sua principal contribuição foi ajudar no tratamento de uma grave lesão no pé antes da temporada de 2014, que coroou o brasileiro como campeão mundial.

Por último, mas não menos importante, está Allan Menache, principal preparador físico de Medina. Ele também foi integrado ao "Time Medina" em 2011, de forma mais esporádica, e a partir de 2013 começou trabalhar com mais frequência com o surfista.

"Como temos sempre pouco tempo para treinar, de 7 a 10 dias no máximo, tenho que concentrar as cargas de trabalho neste período. Portanto, faço o máximo que posso nesse tempo para dar um pulso de força, que é fundamental para sustentar tudo que ele precisa o ano inteiro. Depois evoluímos sempre para os treinos mais intensivos de potência, core, agilidade e prevenção de lesões", contou Menache ao ESPN.com.br.

Como não costuma viajar junto com Gabriel, Allan, que mora em São Paulo, fica hospedado na casa do surfista, em Maresias, durante os períodos de treinamento. Nesta temporada, conseguiram fazer preparação antes das etapas de Fiji, África, Taiti, França e Havaí, além, é claro, da pré-temporada no começo do ano.

Pela primeira vez, Allan esteve com Medina no Havaí, para a última etapa do WCT desta temporada. E o trabalho deu resultado: o brasileiro consagrou-se como o primeiro do país a se tornar campeão da Tríplice Coroa Havaiana, além de chegar à final do Pipe Masters pela primeira vez e contribuir diretamente para o título de Adriano de Souza.

cinegrafista

Reprodução / Instagram
Gabriel Medina está sempre acompanho do cinegrafista
Gabriel Medina está sempre acompanho do cinegrafista

Assim como os outros profissionais, Henrique Daniel começou acompanhar Gabriel Medina em 2011, na perna europeia do WCT. Porém, a ideia inicial não era se tornar o videomaker oficial do surfista, mas sim gravar imagens para um filme que estava produzindo, chamado "Ao Vento", e para o programa Brazilian Storm, do Canal Off.

Dois anos depois, em 2013, Charles o convidou para seguir os passos de Gabriel durante toda temporada. Foi aí que Henrique sugeriu aproveitar essas viagens para produzir um programa sobre os bastidores da participação de Medina no Circuito Mundial. Mundo Medina, nome da série, virou um sucesso, já está na terceira temporada, e o videomaker se tornou mais um companheiro inseparável do "Time Medina".

Comentários

Um ano do título: conheça o 'Time Medina', equipe do 1º campeão mundial do Brasil

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.