Ex-Santos foi 'segurança' de Neymar na 25 de Março e teve preleção com pornô na Europa

Francisco De Laurentiis e Vladimir Bianchini, do ESPN.com.br
Getty Images
Anderson Conceição
Anderson Conceição (à esquerda) marca Lionel Messi em partida pelo Campeonato Espanhol

Nas preleções antes das partidas, os treinadores costumam passar instruções e informações dos adversários, além de utilizarem outros artifícios para aumentarem a motivação de seus atletas. Vídeos com familiares, torcedores, ou até mesmo filmes como Invictus ou uma das películas do boxeador Rocky são muito comuns. Antes de um jogo contra o Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol, em 2013, o técnico do Mallorca resolveu inovar e utilizar algo mais, digamos... picante.  

"Nosso time estava mal no campeonato. O técnico começou a falar, passou a escalação do adversário e estava tudo normal. De repente, colocou no projetor uma cena de um filme pornô, acho que era americano (risos). Daí o pessoal viu, não entendeu nada e começou a rir", contou o zagueiro Anderson Conceição, que atuou pelo time espanhol, e atualmente defende o América-MG, ao ESPN.com.br.

Após 30 segundos de exibição, o comante tentou justificar a utilização do inusitado artifício."Ele disse sério: 'Vocês precisam ter o mesmo tesão deste cara aqui do filme dentro de campo (risos)!'. Acho que ele quis quebrar o gelo, sei lá. Nunca vi isso na minha vida", gargalhou.

Mesmo assim, a equipe acabou derrotada por 2 a 1 fora de casa e foi rebaixada para a segunda divisão naquela temporada. "Não adiantou nada (risos). Eu e o Pedro Geromel, hoje no Grêmio, rimos demais durante meses e até hoje eu me divirto. Foi inesquecível", relembrou.

Durante sua passagem de um ano pelo futebol europeu, Anderson Conceição se diverte ao recordar dos duelos contra as duas potências espanholas. "Contra o Barcelona os caras falavam só para a gente não tomar de 10, porque é um jogo a parte (risos). Eles pediam pra gente não se expôr para não levar de muito, porque são de outro planeta", afirmou.

Quem mais impressionou o defensor brasileiro foi o argentino camisa 10 da equipe catalã. "O Messi está lá andando em campo, parece que não está nem aí. Quando você menos espera ele vai lá faz um gol. Eles todos são muito diferenciados", relatou.

No duelo em casa contra o Real Madrid, o treinador do Mallorca pediu para não molhar o gramado, para o jogo ficasse mais lento. Ele não queria facilitar para os craques Cristiano Ronaldo, Benzema e Di Maria. "Só que os caras ficaram bravos e não adiantou nada, meteram 5 a 0 na gente (risos). Nosso técnico cutucou o Cristiano Ronaldo durante a semana e disse que ele era mais marketing do que bola, pra quê, né? (risos)", sorriu. 

O português teve uma atuação de gala, marcou dois gols e ainda mostrou sua insatisfação para o zagueiro. "Uma hora ele falou puto da vida: 'Seu treinador está de sacanagem, não molhou nem o gramado' (risos)", disparou.

O defensor traz grandes recordações do ano em que atuou na Europa e realizou seu sonho. "Joguei contra todos os feras lá, foi uma experiência única entrar em campo ao lado deles, passou um filme. Vim de lá de baixo e consegui estar no meio dos grandes", comemorou.

'Segurança' de Neymar na 25 de Março

O zagueiro de 26 anos precisou "ralar" bastante antes de se firmar como jogador de futebol e chegar ao Velho Continente. Na cidade de Caravelas, na Bahia, fazia de tudo um pouco para ajudar no sustento da casa. "Já vendi picolé, pão e geladinho. Sou um bom vendedor, tenho um bom papo para isso (risos)", garantiu. 

Getty Images
Anderson Conceição em duelo com CR7
Anderson Conceição em duelo com CR7

Pelo fato de ser criança sofria na mão dos garotos mais velhos, que queriam levar vantagem. "O geladinho custava 20 centavos e os moleques queriam por 5, ou até fiado. Como é que pode? Não deixava nunca, daí eles queriam me bater e falavam que iam pagar depois. Eu tinha que prestar contas, às vezes trabalhava um monte e nem faturava 50 centavos (risos). Hoje eu lembro disso e dou risada sozinho", recordou.

Anderson foi descoberto em uma peneira com 80 garotos em Nova Viçosa, extremo sul baiano, antes de chegar ao Bahia. "Eu era meia esquerda na época em que fui para o Vasco, chegando lá fazia até gol. Daí um dia o professor me pediu para quebrar o galho como de zagueiro. Estou até hoje quebrando galho (risos). Sou muito feliz como zagueiro, foi o que me deu sustento e me fez jogar até na Europa", analisou.

Como defensor, ele ainda passou na base do Santos e atuou ao lado de jogadores que iriam fazer história na Vila Belmiro: Ganso, Danilo, Alan Patrick e Neymar, que já era uma promessa. "Ele era o mais novinho, mas era o mais perturbado, era o que mais enchia nosso saco (risos). Uma vez a gente aprontou com ele, enrolamos no cobertor e o jogamos dentro do latão de lixo (risos)", disse o defensor.

Na Copa São Paulo de Futebol Junior de 2008, o time da Baixada Santista estava hospedado em um hotel no centro da capital paulista. Como ainda não era conhecida, a joia santista resolveu aproveitar a estadia para fazer compras em uma das ruas mais movimentadas do Brasil.

"O Neymar me falou: 'Ô Bahia, vai comigo na 25 de Março para comprar umas coisas?'. Daí eu fui porque ele era muito 'franzininho' e os caras iam roubá-lo lá. Ele foi comprar um mp3 player e ainda comprou um pra mim também. Eu fiquei de guarda costas dele (risos)", relatou.

Uma situação que atualmente seria completamente impossível pelo nível de fama que o astro do Barcelona alcançou. "Nós fomos a pé mesmo, ninguém o conhecia ainda. Imagina se fosse hoje em dia?", desafiou.

Sucesso na Série B e perto do acesso

Gazeta Press
Anderson Conceição defende o América-MG
Anderson Conceição defende o América-MG

Depois da passagem pela Europa, Anderson Conceição voltou ao Brasil para atuar pelo Atlético-GO. No ano passado conquistou dois títulos: o Campeonato Baiano pelo Bahia e a Série B do Campeonato Brasileiro no Joinville.

Em 2015 foi contratado pelo América-MG, que está muito próximo de subir para a elite do futebol brasileiro. Ele forma dupla de zaga titular ao lado de Wesley Matos no time que é o segundo colocado, com 63 pontos.

"O ano está quase completo, estamos perto do acesso, a equipe está bem focada e comprometida para nos garantirmos. Temos jogos difíceis, mas podemos garantir na primeira divisão", ponderou.

O defensor acredita que o América-Mg está no caminho certo e deve em breve garantir o acesso. "O clube se reorganizou e sem fazer loucuras conseguiram mesclar experiência com juventude e fazendo uma campanha muito boa", elogiou.

Comentários

Ex-Santos foi 'segurança' de Neymar na 25 de Março e teve preleção com pornô na Europa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.