United foi acusado de aliciar 'novo CR7', o dispensou e o faz recomeçar na 2ª divisão

Leonardo Ferreira, do ESPN.com.br
Getty
Gyliano Van Helden Pogba Blackett United Trofeu Futebol
Gyliano Van Velzen (à esq.) comemora com Pogba e Blackett: destino foi diferente dos amigos

Imagine que, aos 16 anos de idade, você receba visita de dirigentes de futebol e seja convidado a assinar um longo contrato com um poderoso clube inglês. Pois foi exatamente isso que aconteceu com o jovem Gyliano Van Velzen, em 2010.

O holandês era uma das promessas do Ajax, maior vencedor internacional e revelador de jogadores da Holanda, e já encantava os olhos dos caça-talentos. A empolgação com o futebol do ponta-direita ambidestro era tão grande que mídia e cartolas do Manchester United o caracterizavam como o 'novo Cristiano Ronaldo'.

Sem ter sido oferecido um contrato profissional na equipe de Amsterdam, Van Velzen já havia demonstrado vontade de sair bem antes do contato dos Red Devils. A diretoria do Ajax, contudo, conseguiu dissuadir o jogador, que aceitou permanecer fazendo parte do time sub-17.

Pouco tempo depois, veio a proposta do United. Os pais do garoto foram pessoalmente à Amsterdam ArenA dizendo que estavam inclinados a aceitar a proposta para se mudarem a Manchester e iniciarem uma nova vida.

E foi a partir daí que a briga foi direto para os tribunais...

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o time de Old Trafford ofereceu uma casa à família nas imediações da cidade. O Ajax, 'surpreso e desapontado', acusou a equipe de aliciamento ao jovem e moveu uma ação judicial junto à Fifa cobrando seus direitos.

O United, em defesa, alegou que Van Velzen assinou um contrato em plenas conformidades com a regulamentação da entidade. O argumento era de que o jogador nunca havia assinado termos profissionais com nenhum clube e, portanto, estava livre no mercado. Os ingleses pediram uma prova do contrato do holandês, mas o time dos Países Baixos nunca a mandou.

A caminhada no United, a dispensa e o recomeço na Segundona

Devidamente contratado pelo Manchester United, Gyliano Van Velzen tinha a expectativa de finalmente decolar mesmo muito jovem. Pelas equipes de base dos Red Devils, ele até conquistou títulos, mas pouco jogou.

Ao lado de jogadores como Paul Pogba (hoje craque da Juventus), Tyler Blackett e Jesse Lingard (ambos atualmente no time profissional do United), ele levantou o troféu da Copa da Liga Inglesa juvenil em pleno Old Trafford, mas ficou apenas, ao todo, 49 minutos em campo, entrando em apenas quatro jogos durante toda a temporada.

Divulgação
Gyliano Van Helzen Volendam Futebol Holanda
Van Velzen, 21, joga no Volendam, da Holanda

Sem chances, foi logo emprestado para o Royal Antwerp, time mais antigo da Bélgica e que disputa a primeira divisão local. Mas mais uma vez, foram pouquíssimas as chances: apenas 12 partidas, com um gol marcado e duas assistências.

Nada, portanto, que o fizesse seguir em Manchester. Ele voltou e logo foi embora, dispensado.

Após uma passagem um pouco menos apagada pelo Utrecht, de seu país natal, onde fez cinco gols em 24 partidas, Van Velzen chegou ao Volendam, da segunda divisão holandesa.

Na sua chance de recomeço, aos 21 anos, ele é o quarto artilheiro da equipe no campeonato, com dois tentos, atrás dos também atacantes Steltenpool (sete), Tuijp (cinco) e do lateral Kwakman (quatro).

Comentários

United foi acusado de aliciar 'novo CR7', o dispensou e o faz recomeçar na 2ª divisão

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.