Com Guerrero expulso, Grêmio vence e mantém jejum do Flamengo no Brasileiro

ESPN.com.br
Assista aos gols da vitória por 2 a 0 do Grêmio sobre o Flamengo

O Flamengo até tentou, mas não conseguiu superar o Grêmio e acabar com um jejum de vitórias que já dura quatro rodadas no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, em jogo válido pela 33ª rodada da competição, a equipe gaúcha fez mais uma vítima na Arena em Porto Alegre e segue cada vez mais próxima de uma vaga para a próxima edição da Copa Libertadores. Com Guerrero expulso, Everton e Bobô brilharam para os donos da casa e foram os responsáveis pelo placar de 2 a 0 no Rio Grande do Sul.

Com a vitória, o Grêmio chega aos 59 pontos e entra de vez na briga pelo vice-campeonato, já que o Atlético-MG foi derrotado para o Corinthians e continua com 62. Já o Flamengo, que soma a quarta derrota seguida na Série A, cai para o 11º lugar, com 44 pontos, e fica cada vez mais distante de uma possível vaga no G-4 do torneio.

Grêmio e Flamengo fizeram um primeiro tempo fraco tecnicamente na Arena. Jogando em casa, a equipe gaúcha teve mais posse de bola, mas sentia dificuldade para infiltrar no sistema defensivo dos cariocas e não teve sequer uma chance de perigo. Já os visitantes exploravam os erros do adversário e tiveram duas boas oportunidades, mas Gabriel, de bico, e Canteros, de letra após cruzamento da direita, não acertaram o gol.

Insatisfeito com o desempenho de sua equipe na etapa inicial, o técnico Roger Machado optou por colocar Everton, jovem promessa do tricolor gaúcho, no lugar do apagado Pedro Rocha. E a alteração deu certo. Com apenas 6min do segundo tempo, Luan recebeu na cara de Paulo Victor, driblou o goleiro e deixou o garoto livre para só empurrar para o gol.

Atrás no placar, o Flamengo até esboçou uma reação, mas um lance envolvendo Paolo Guerrero praticamente acabou com as esperanças rubro-negras. Aos 15min, o atacante peruano cometeu falta dura, já sem a bola no meio de campo. Não satisfeito, continuou reclamando com o árbitro até receber um cartão amarelo. Então, com gestos irônicos, acabou levando outro cartão e foi expulso de campo.

Com um a mais, o Grêmio não deu chances para o Flamengo e só não aplicou uma goleada porque Paulo Victor fez defesas importantes e a trave salvou a equipe carioca em uma finalização de Everton.

Bobô, no entanto, não desperdiçou. Aos 39min, o atacante recebeu de Marcelo Oliveira e deu um lindo toque para encobrir o goleiro rubro-negro e dar números finais ao placar.

Promessa tricolor

Roberto Vinícius / Gazeta Press
Everton é considerado uma das grandes promessas do Grêmio para 2016
Everton é considerado uma das grandes promessas do Grêmio para 2016

Everton, que já foi até observado por olheiros do Manchester City, é a grande aposta do Grêmio para a próxima temporada. Antes de entrar em campo neste domingo, o atacante já havia atuado em oito partidas do Campeonato Brasileiro, duas ainda com Luiz Felipe Scolari e outras seis com Roger Machado.

Com apenas 19 anos, ele já aparece no elenco profissional desde 2014. O gol contra o Flamengo, no entanto, não foi seu primeiro com a camisa tricolor. Everton já havia marcado na vitória sobre o Goiás e na derrota por 2 a 1 para o São Paulo, ambos na Arena Grêmio. Versátil, a promessa costuma ser utilizada pelos lados do campo, como um tradicional ponta, mas também pode fazer a função de centroavante, como fez neste domingo.

JEJUM E EXPULSÃO

Getty Images
Guerrero vive sua pior fase no futebol brasileiro
Guerrero vive sua pior fase no futebol brasileiro

Paolo Guerrero, definitivamente, vive um inferno astral. Além de agora somar sete jogos sem balançar as redes, o camisa 9 acabou expulso no segundo tempo após explodir com reclamações para cima do árbitro.

A última vez que o atacante peruano comemorou um gol aconteceu há exatamente 70 dias, quando decretou a vitória rubro-negra contra o São Paulo, no Maracanã. Na época, o ex-corintiano acabou com um jejum de um mês.

Para Oswaldo, Guerrero 'tem sido perseguido pelas arbitragens'

O inferno astral, no entanto, vale apenas pelo Campeonato Brasileiro, já que Guerrero deixou sua marca na derrota da seleção do Peru contra o Chile, em partida válida pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018.

Bonde da STELLA

Na última quarta-feira (28), a diretoria do Flamengo decidiu afastar e multar cinco jogadores do elenco envolvidos em uma "festinha" após o treino de terça-feira em uma casa no Recreio dos Bandeirantes, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Por meio das redes sociais, o grupo ganhou o apelido de "Bonde da Stella" por conta de uma marca de cerveja vista nas fotos dos atletas.

O lateral direito Pará, os meias Alan Patrick e Everton e os atacantes Paulinho e Marcelo Cirino estão afastados por tempo indeterminado. E fizeram falta neste domingo. Os jogadores poderiam dar uma mobilidade maior para o setor ofensivo e, quem sabe, ajudar o Flamengo acabar com um jejum de vitórias que já dura quatro rodadas. 

Próximo desafio

Na próxima rodada, o Grêmio visita o Sport, domingo (8), às 19h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro, em Recife. Já o Flamengo tenta se reabilitar contra Goiás no mesmo dia, mas às 17h, no Maracanã.

Após vitória do Grêmio, Geromel diz: 'A gente estava devendo para o torcedor'

FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 2 x 0 FLAMENGO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1º de novembro de 2015, domingo
Hora: 17h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Carlos Berkenbrock (SC)
Público: 37.793
Cartão vermelho: Guerrero (Flamengo)
Gols: GRÊMIO: Everton, aos 6, e Bobô, aos 39 minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Galhardo, Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Moisés, Marcelo Oliveira, Giuliano e Douglas (Bobô); Luan (William Schuster) e Pedro Rocha (Everton). Técnico: Roger Machado

FLAMENGO: Paulo Victor, Ayrton, Wallace, César Martins e Jorge; Márcio Araújo, Canteros (Kayke), Luiz Antônio (Thiago Santos) e Jajá (Ronaldo); Gabriel e Guerrero. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Roger Machado diz que planejou usar as costas dos laterais do Fla
Comentários

Com Guerrero expulso, Grêmio vence e mantém jejum do Flamengo no Brasileiro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.