Semifinais da Liga Futsal reúnem maiores rivalidades do Brasil: do passado e do presente

Thiago Cara, do ESPN.com.br
ESPN.com.br
Semifinais da Liga Futsal têm Orlândia x Corinthians e Sorocaba x Carlos Barbosa
Semifinais da Liga Futsal têm Orlândia x Corinthians e Sorocaba x Carlos Barbosa

As semifinais da Liga Futsal começam nesta sexta-feira, com o duelo entre Sorocaba e Carlos Barbosa. Já neste sábado, o Corinthians recebe Intelli/Orlândia. Mais do que a vaga na decisão, os confrontos têm o tempero das maiores rivalidades do Brasil: do passado e do presente.

Nesta sexta, às 19h30 (de Brasília), em Sorocaba, o time da casa recebe Carlos Barbosa, dono da melhor campanha da Liga até aqui. O duelo reviverá uma das grandes rivalidades que a modalidade já viu, com Falcão medindo forças com a equipe do Rio Grande do Sul.

Principalmente nos tempos em que defendeu Malwee/Jaraguá, Carlos Barbosa sempre foi uma das grandes pedras no sapato de Falcão. Em Santa Catarina, o ala enfrentou duas finais de Liga Futsal contra os rivais e, no Santos, em 2011, voltou a encontrá-los na grande decisão.

Em 2006 e 2009, Carlos Barbosa ficou com o título, enquanto, em 2011, Falcão bateu os gaúchos com o Santos. Em Jaraguá, o jogador também levou a melhor na semifinal de 2010, ano em que a equipe catarinense conquistou o tetra da Liga, igualando... o time gaúcho.

A rivalidade entre os dois clubes chegou até a cruzar fronteiras. Nas Copas Intercontinentais, o Mundial da modalidade, de 2005 e 2008, as equipes se cruzaram na primeira fase. Empate em ambas, mas Jaraguá levou vantagem - em uma, por ter saldo melhor; em outra, nos pênaltis.

O reencontro desta sexta, porém, ficou perto de não acontecer. Para ter condições de entrar em quadra, Falcão precisou se recuperar das dores musculares que o tiraram da partida de quartas de final, contra Jaraguá. Para a sorte dos fãs de futsal, o ala está confirmado.

Divulgação
Com o Santos, Falcão foi campeão vencendo Carlos Barbosa na decisão em 2010
Com o Santos, Falcão foi campeão vencendo Carlos Barbosa na decisão em 2010

Corinthians x Orlândia - A rivalidade entre os dois paulistas da semifinal, por sua vez, é um pouco mais recente. Nada que impeça, contudo, a afirmação de que Corinthians e Orlândia já protagonizam um dos - se não o maior - clássico da atualidade no futsal brasileiro.

Somente na Liga Futsal, foram três encontros decisivos nos últimos três anos, todos na semifinal. Nas três oportunidades, Orlândia levou a melhor, sendo a mais traumática na última temporada, em que Dieguinho marcou o gol que eliminou o Corinthians a um segundo do fim.

Veja imagens da vitória de Orlândia sobre o Corinthians na semifinal de 2014

Por serem do mesmo estado, os times também se acostumaram com duelos na Liga Paulista, em que o Corinthians leva pequena vantagem. Em 2009, 10 e 15, os rivais fizeram final, com dois títulos alvinegros e um orlandino; em 2013 e 14, duas semifinais, com um triunfo para cada lado.

A última decisão estadual ainda ganhou mais pimenta: com a final indo para a prorrogação, Cabreúva, que é ex-Corinthians, marcou e provocou, sinalizando "aqui não", como se o rival não fosse ser campeão em Orlândia. O time alvinegro venceu e respondeu com: "aqui sim".

O primeiro duelo entre Corinthians e Orlândia acontece no Parque São Jorge, neste sábado, às 21h30 (de Brasília). A promessa é que o ginásio esteja lotado, já que, em apenas quatro horas e meia, todos os ingressos foram adquiridos, arrecadando mais de quatro toneladas de alimentos.

Veja a tabela das semifinais da Liga Futsal (horários de Brasília):

30/10 (sex), 19h30: Sorocaba x Carlos Barbosa - Arena móvel, Sorocaba (SP)
31/10 (sáb), 21h30: Corinthians x Intelli/Orlândia - Pq. São Jorge, São Paulo (SP)
15/11 (dom) 13h: Carlos Barbosa x Sorocaba - Centro Municipal de Eventos, C. Barbosa (RS)
16/11 (seg), 19h: Intelli/Orlândia x Corinthians - Centro Olímpico, Uberaba (MG)

Comentários

Semifinais da Liga Futsal reúnem maiores rivalidades do Brasil: do passado e do presente

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.