Com lágrimas, Irlanda do Norte faz história e se garante pela 1ª vez na Euro

ESPN.com.br
Assista aos melhores momentos da vitória da Irlanda do Norte sobre a Grécia por 3 a 1!

A cidade de Belfast, tão acostumada com as tragédias das guerras, viveu uma noite mágica nesta quinta-feira. A Irlanda do Norte bateu a Grécia por 3 a 1 no estádio Windsor Park e se garantiu pela primeira vez na história em uma edição da Eurocopa, que será disputada em 2016 na França.

Mesmo com três participações em Copas do Mundo (1958, 1982 e 1986), o país nunca disputou o torneio de países do Velho Continente.

A equipe comandada por Michael O'Neil chegou aos 20 pontos ganhos nas eliminatórias, lidera a chave e não pode mais ser alcançada pela Hungria, terceira colocada com 16.

Os gregos fizeram uma campanha desastrosa e terminaram na lanterna do Grupo F com apenas três pontos e nenhuma vitória. A Romênia é a segunda colocada com 17. 

Empolgados pela torcida que lotou os domínios da arena, os jogadores norte-irlandeses não deram chances aos gregos, campeões europeus em 2004. A Irlanda do Norte abriu o placar aos 35 minutos de partida com o capitão Steven Davis, que recebeu passe de Dallas.

De arrepiar! Irlanda do Norte comemora classificação histórica ao som de Sweet Caroline

Com a vantagem garantida no intervalo de jogo, a festa nas arquibancadas era enorme. O segundo gol veio após cobrança de escanteio de Norwood para Josh Magennis, logo aos 4 minutos da etapa complementar. Após balançar as redes, o atacante do Kilmarnock F.C.,da Escócia, foi às lágrimas com o primeiro tento marcado com a camisa da seleção.

Steven Davis ainda teve tempo de mostrar a razão de ser um dos jogadores mais queridos do país. O meia de 30 anos do Southampton, da Inglaterra, ampliou o placar de cabeça aos 13 minutos.

A Grécia diminuiu o placar aos 39 com Aravidis, mas nada que estragasse a felicidade até o final da partida. Após o apito do juiz, torcedores e jogadores comemoraram a histórica classificação cantando a música 'Sweet Caroline', de Neil Diamond. 

Na última rodada das eliminatórias, a Irlanda do Norte visitará a Finlândia no domingo, às 13h. No mesmo dia e horário, a Grécia receberá a Hungria, que ainda luta pela segunda vaga. Além disso, as Ilhas Faroe receberão a Romênia.

Outros resultados do Grupo F

Romênia 1 x 1Finlândia
Hungria 2 x 1 Ilhas Faroe 

Comentários

Com lágrimas, Irlanda do Norte faz história e se garante pela 1ª vez na Euro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.