Indicado pela Fifa, Guerrero fez menos gols em 2015 que Fred, Pato, Pratto e reserva no Fla

ESPN.com.br
Gazeta Press
Paolo Guerrero reclamou de pênalti no primeiro tempo de Palmeiras x Flamengo
Guerrero lamenta chance perdida: atacante não traduz em números indicação à lista da Fifa

Único a atuar no futebol brasileiro e ser indicado à suposta pré-lista de 59 melhores jogadores do mundo pela Fifa, Guerrero não mostra, em números, merecer fazer parte do seleto grupo. Em comparação com outros atacantes no Brasil, o peruano fez menos gols e contribuiu menos com assistências. Fred, Pato, Lucas Pratto, Ricardo Oliveira e até o seu reserva no Flamengo, Kayke, foram mais eficientes em 2015.

Importante salientar que as indicações da Fifa, oficialmente, são baseadas em números que se referem apenas ao ano de disputa, neste caso, 2015. Apesar dos números aquém do alto escalão mundial nesta temporada, Guerrero foi artilheiro da Copa América e levou o Peru à terceira colocação da competição continental de seleções.

Com 17 gols em 37 jogos em 2015, Guerrero até faz uma boa temporada para os seus padrões, chegando perto da sua melhor marca atuando nas divisões de elite do futebol mundial. Seus melhores números são pelo Bayern de Munique B, quando a equipe se sagrou campeã da quarta divisão alemã e o jogador fez 21 gols.

Para Mauro, Guerrero ainda está devendo no Flamengo

Esses números não foram suficientes, entretanto, para colocar o peruano acima de jogadores do seu nível no Brasil. O jogador é apenas o 24º artilheiro do país em 2015, atrás de nomes como Yago Pikachu, do Paysandu-PA, Alexandre Matão, do Rio Branco-AC, Cabixi, do Cuiabá-MT e Tozin, do Luverdense-MT, que, no entanto, disputaram competições de nível mais baixo.

Até mesmo o seu reserva imediato no Flamengo, Kayke, tem números melhores. Ainda que tenha atuado pelo ABC no primeiro semestre, o jogador apresenta excelentes marcas: 24 gols e seis assistências em 42 jogos, o que lhe rende a média de 0,55 gol por jogo. Pelo Rubro-Negro, os dois registram estatísticas parecidas: quatro gols e duas assistências para o reserva e quatro gols e três assistências para o titular.

Gilvan de Souza/ Fla Imagem
Kayke comemora o seu segundo gol contra o Avaí na Arena das Dunas
Kayke comemora gol pelo Fla: reserva tem mesmo número de tentos que o titular

Já no "pelotão de elite", entre os artilheiros de renome do futebol brasileiro, Guerrero não só tem menos gols que boa parte dos concorrentes, como só fica à frente de Ricardo Oliveira em assistências - o santista tem quatro, contra seis do peruano - e Lucas Pratto na média de gols - 0,43 do argentino contra 0,46 gol por jogo do rubro-negro.

Pratto ou Pato? Bate-Bola discute quem é a melhor opção, e opiniões se dividem

Artilheiro do Brasileirão, Ricardo Oliveira é o que tem mais gols e melhor média no ano, com 28 e 0,58 gol por jogo. Já Pato é o que participou em mais dos gols de seu time, com 24 bolas na rede e oito passes para gol. Os dois atacantes são líder e vice-líder, respectivamente, do ranking de artilheiros do país em 2015.

Gazeta Press
Fred comemora seu gol
Fred comemora seu gol contra o Grêmio, que valeu classificação às semis da Copa do Brasil

Rival carioca, Fred marcou 18 tentos e distribuiu seis assistências, números parecidos com os de Guerrero, apesar de ter jogado um jogo e uma competição a menos. Além disso, conquistou a artilharia do estadual e fez mais gols desde a chegada do peruano no Fla, com oito contra quatro no período.

Veja gols de Ricardo Oliveira, convocado para a seleção brasileira

Confira os números dos jogadores citados em 2015*:

Fred - 18 gols e 6 assistências em 36 jogos (média de 0,53 gol por jogo)
Kayke - 22 gols e 6 assistências em 42 jogos (média de 0,55 gol por jogo)
Pato - 24 gols e 8 assistências em 49 jogos (média de 0,49 gol por jogo)
Pratto - 19 gols e 7 assistências em 44 jogos (média de 0,43 gol por jogo)
Ricardo Oliveira - 28 gols e 4 assistências em 52 jogos (média de 0,58 gol por jogo)

* Dados de Footstats e ogol.com.br

Comentários

Indicado pela Fifa, Guerrero fez menos gols em 2015 que Fred, Pato, Pratto e reserva no Fla

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.