Ali x Frazier: Há 40 anos, acontecia último round da verdadeira 'Luta do Século'

ESPN.com.br
Getty
Ali e Frazier juntos no ringue pela última vez, em 1975
Ali e Frazier juntos no ringue pela última vez, em 1975

Foi em 1 de outubro de 1975 que o mundo viu pela última vez o embate entre dois dos maiores pugilistas de todos os tempos: Muhammad Ali e Joe Frazier, frente à frente pela terceira vez, agora em Manila, nas Filipinas.

O duelo, conhecido como "Thrilla in Manila", foi o desempate entre os dois pugilistas e que valia o cinturão dos pesos pesados na época.

O primeiro deles foi em pleno Madison Square Garden, em Nova York, 1971, que ficou conhecido como a "Luta do Século". Ambos chegaram invictos para o combate, mas Frazier derrotou Ali (31-0 até então) por decisão unânime para garantir sua 27ª vitória na carreira.
Ambos retornariam ao Garden em 1974, já com derrotas em seus carteis, para a revanche. Nela, foi a vez de Ali vencer na decisão por pontos.

O combate nas Filipinas tiraria o desempate e seria histórico. O horário local da luta foi as 10h, para atender as demandas de audiência internacional. O ambiente no Araneta Coliseum era quente, literalmente.

Frazier estimou que a temperatura no ringue era de quase 50ºC, fora as luzes diretamente nos lutadores. Ali disse que perdeu mais de 2kg na luta por conta da desidratação.

O combate foi intenso, com Ali indo para cima de Frazier nos rounds iniciais, provocando o seu rival no ringue como era de costume.

A luta chegou ao fim apenas na mudança entre o 14º e 15º rounds, por decisão do próprio árbitro, que alegou nocaute técnico temendo que o pior pudesse acontecer com Joe Frazier, que já havia tomado sérios golpes de Ali nos dois rounds anteriores e estava gravemente machucado.

Nos rounds finais, Muhammad Ali e Joe Frazier já estavam exaustos. Ali manteve o cinturão, mas disse após a luta que aquilo foi o mais próximo da morte que ele já ficou.

Como legado para as Filipinas ficou o primeiro shopping center de mais de um andar do país, construído à época e batizado de "Ali Mall".

Comentários

Ali x Frazier: Há 40 anos, acontecia último round da verdadeira 'Luta do Século'

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.