Proposta mexicana, 'pressão' interna e sinceridade: Osorio desconversa sobre futuro

Tiago Leme, do Rio de Janeiro (RJ), para o ESPN.com.br
Veja entrevista em que Osorio desconversa sobre proposta que recebeu

A permanência de Juan Carlos Osorio no comando do São Paulo até o final deste ano segue indefinida. Com uma proposta para assumir a seleção mexicana e sofrendo "pressão" interna para não abandonar o clube no meio da temporada, o treinador colombiano só se garantiu no cargo até sábado, no jogo contra o Atlético-PR, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.

Na entrevista coletiva no Maracanã após o empate com o Vasco por 1 a 1, nesta quarta-feira, que deu a vaga ao Tricolor na semifinal da Copa do Brasil, Osorio demonstrou sinceridade ao falar da situação. E justamente para evitar mentiras em suas declarações, desconversou sobre o seu futuro toda vez que foi questionado pelos jornalistas sobre o assunto.

Na última resposta da noite, no entanto, Osorio deixou a situação um pouco mais clara: "É uma proposta profissional, tenho que pensar, debater, conversar com a família".

Osorio já demonstrou o seu interesse em dirigir alguma seleção para poder disputar a Copa do Mundo de 2018. No entanto, ele também não gostaria de sair do São Paulo antes do fim do ano. O cenário ideal seria terminar 2015 no Morumbi e assumir o México apenas no início de 2016. A dúvida e a preocupação do treinador é se a Federação Mexicana pode esperar até lá, já que outros nomes também estão na mira, como o do argentino Marcelo Bielsa.

Por enquanto, o brasileiro Ricardo "Tuca" Ferretti, técnico do Tigres-MEX, vai dirigir interinamente a seleção do México em quatro partidas: Estados Unidos (10 de outubro, em playoff que vale vaga na próxima Copa das Confederações), Panamá (três dias depois, em amistoso), El Salvador e Honduras (13 e 17 de novembro, respectivamente, pelas eliminatórias da Concacaf ao Mundial de 2018).

Dentro do São Paulo, a indefinição agita os bastidores. Alguns jogadores já disseram em entrevistas que acreditam que Juan Carlos Osorio fica até o fim desta temporada, como declarou o goleiro Rogério Ceni após o jogo desta quarta-feira no Rio de Janeiro.

O vice-presidente de futebol do clube, Ataíde Gil Guerreiro, é outro que faz uma pressão velada para o treinador não largar a equipe no momento decisivo do Brasileirão e da Copa do Brasil. O dirigente inclusive afirmou que o planejamento do elenco para 2016 já está sendo feito em parceria com Osorio.

Vice do São Paulo garante planejamento com Osorio: 'Não penso na saída em hipótese alguma' 

Enquanto a indecisão segue, o treinador evita até dar respostas com mais detalhes sobre jogos do São Paulo nas próximas semanas. Sem a permanência garantida no time paulista, Osorio preferiu não dizer qual das duas competições vai priorizar na busca por uma vaga na Libertadores.

"Eu lembro que no jogo contra o Avaí um de vocês perguntou e eu falei: depois desses três jogos eu vou falar se foi boa decisão ou não poupar jogadores. Eu acho que foi uma boa decisão priorizar a Copa do Brasil. Ganhamos em casa do Vasco, empatamos com o Palmeiras em um jogo que merecíamos ganhar e hoje empate novamente. Até aqui, este era o planejamento. Agora vamos concentrar no Brasileirão novamente", disse o colombiano.

São-paulinos torcem por permanência de Osorio: 'Meu feeling diz que ele fica', fala Ceni

Depois de enfrentar o Atlético-PR neste sábado, o São Paulo terá dez dias livres sem jogos por causa da pausa do Brasileirão para as eliminatórias da Copa do Mundo. O time só voltará a jogar no dia 14 de outubro, contra o Fluminense, no Maracanã. Pela Copa do Brasil, as semifinal diante de Santos ou Figueirense acontecerão nos dias 21 e 22 de outubro.

Comentários

Proposta mexicana, 'pressão' interna e sinceridade: Osorio desconversa sobre futuro

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.