No Brasileiro, Palmeiras é mais 'inglês' do que todo futebol inglês

Thiago Cara, do ESPN.com.br
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Lucas cabeceia no empate entre Palmeiras e Internacional na Copa do Brasil
Ninguém usa tanto a cabeça para fazer gols no Brasil quanto o Palmeiras

Nos tempos em que os gramados ainda não tinham "padrão Fifa", a Inglaterra descobriu que era possível jogar futebol pelo alto. Bolas longas e cruzamentos na área passaram a ser uma forma de encontrar o gol, e os inventores do esporte incorporaram o jogo aéreo a seu DNA.

Em 2015, contudo, a Premier League não consegue ter um time tão "inglês" quanto o Palmeiras. Nenhuma das 20 equipes que disputam o Campeonato da Terra da Rainha consegue fazer tantos gols com a cabeça quanto os comandados do técnico Marcelo Oliveira na Série A do Brasileirão.

Foi com a cabeça, por exemplo, que Rafael Marques garantiu o empate em 1 a 1 contra o Internacional, nesta quarta-feira, no Beira-Rio, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na competição, metade dos gols palmeirenses foram assim. Na Série A, já são 18 gols fruto do jogo aéreo em 27 partidas, uma média de 0,66 tento do tipo por rodada. 

Na temporada 2015/16 do Inglês, só o Leicester City marca tantos gols de cabeça. São quatro em seis partidas, para uma média idêntica a do Palmeiras. Em 2014/15, o time da Premier League que liderou o quesito foi o West Bromwich, com média bem inferior: 0,42 (16 em 38 rodadas).

Considerando as médias dos campeonatos, o Brasileiro 2015 também é tão "inglês" quanto a própria Premier League. Nesta edição da Série A foram marcados 131 gols de cabeça em 270 jogos, mesma média de 0,48 por partida do Inglês, em que saíram 29 tentos do tipo em 60 duelos.

Veja os melhores momentos do empate por 1 a 1 entre Inter e Palmeiras

Na última temporada da Premier League, a média de gols nascidos em bolas aéreas foi apenas um pouco superior àquela que é registrada na Série A de 2015: 0,49 tentos do tipo por jogo. Em 380 duelos, a bola foi às redes 188 vezes após um cabeceio.

Comentários

No Brasileiro, Palmeiras é mais 'inglês' do que todo futebol inglês

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.