Para levantar futebol feminino, CBF faz 'draft' com estrelas da seleção; veja como será

ESPN.com.br
Getty
formiga selecao pan de toronto getty
Formiga será uma das jogadoras que vão compor o draft do Brasileiro

A sexta-feira desta semana, dia 25 de setembro, marcará uma novidade no futebol feminino do Brasil. Pela primeira vez, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fará um draft no Campeonato Brasileiro feminino, em que os clubes classificados à segunda fase poderão escolher jogadoras da seleção brasileira permanente para representarem sua equipe na sequência da competição. O objetivo, segundo a entidade, é "dar equilíbrio aos jogos".

O evento será realizado na sexta-feira, a partir das 19h30, no auditório da CBF, no Rio de Janeiro. No total, 20 clubes disputam o Brasileiro, divididos em quatro grupos de cinco. Os dois primeiros de cada chave avançam à segunda fase, totalizando oito times, e cada um deles poderá escolher duas jogadoras entre as 20 da seleção permanente. Quatro equipes definidas por sorteio terão a oportunidades de selecionar uma terceira atleta. A ordem das escolhas também sairá na sorte.

A primeira parte do sorteio determinará a ordem de escolha de 1 a 8. No pote 1, estarão as bolinhas com números de 1 a 8. No pote 2, estarão os nomes dos oito clubes classificados à segunda fase do Brasileiro. A segunda série de escolhas obedecerá a ordem inversa: o primeiro a escolher será o oitavo sorteado. Para a terceira e última série, será realizado um novo sorteio. Haverá uma nova ordem e apenas os quatro primeiros terão direito a escolher uma atleta extra no último lance.

Michael Jackson, ex-jogadora da seleção brasileira, e Bruna Benites, que ainda defende o time nacional, serão as responsáveis pelo sorteio. Todas as jogadoras draftadas estarão presentes, além de representantes dos clubes classificados para a segunda fase do Brasileiro. As 20 atletas que vão compor o draft são: Bárbara, Andressinha, Darlene, Fabi, Formiga, Gabi Zanotti, Géssica, Luciana, Maurine, Mônica, Travalão, Rafa, Raquel, Tayla, Thaisa, Camila, Letícia, Andreia, Rilany e Bia.

A primeira fase do Campeonato Brasileiro - que definirá os oito classificados e com direito a participar do draft - termina nesta quarta-feira, com a realização de oito jogos. Neste momento, o Santos (SP) lidera o grupo 1, seguido pela Ferroviária (SP). O Flamengo (RJ) está na ponta do grupo 2, com Adeco (SP) em segundo. O São José (SP) é o primeiro no grupo 3, seguido pelo América (MG). E o Tiradentes (PI) é o líder do grupo 4, com o Botafogo (PB) na cola.

Comentários

Para levantar futebol feminino, CBF faz 'draft' com estrelas da seleção; veja como será

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.