Mito ou trapaceiro? Bill Belichick e sua história de sucesso e desafios às regras

Rafael Belattini, para o ESPN.com.br
Ronald Martinez/Getty Images Sport
Bill Belichick 01
Em 15 anos como treinador dos Patriots, Belichick acumula vitórias e polêmicas

Sem sombra de dúvidas, Bill Belichick é um dos personagens mais controversos da NFL na atualidade. Quatro vezes campeão do Super Bowl, o treinador é idolatrado pelo torcedor do New England Patriots, enquanto o resto da liga levanta dúvidas sobre seu sucesso, chamando-o de trapaceiro.

Apesar de não ter sido a peça chave no "Deflategate", Belichick sempre é apontado como suspeito quando seu time se envolve em uma polêmica. E não é sem motivo.

Em setembro de 2007 o treinador foi multado em US$ 500 mil pelo "Spygate", escândalo em que funcionários dos Patriots filmavam os sinais dos treinadores na beira do campo para conseguirem saber qual era a jogada que estava sendo armada, algo proibido pela liga.

Boston Globe/Getty
Bill Belichick Brady
Com Brady, a dupla mais vitóriosa da história

Belichick realmente destoa do restante da liga. Se você já jogou alguma versão de Madden, sabe muito bem que o treinador é o único a não aparecer. Isso porque ele não faz parte da NFL Coach Association, a associação dos treinadores. Os motivos para ser o único não sócio ele não revelou, mas acredita-se que seja influência de Bill Parcells, de quem era auxiliar.

William Stephen Belichick é filho de Steve, que jogou uma temporada pelos Lions, em 1941, e depois de servir na Segunda Guerra, seguiu ligado ao futebol americano como assistente técnico no time da Marinha.

Depois de jogar futebol e lacrosse no colégio, Bill passou a acompanhar o pai, um fanático por números e autor de um livro chamado Football Scouting Methods, em 1962, detalhando como a análise de estatísticas poderia preparar um time. "É preciso lembrar que o primeiro objetivo do ‘scout' é reunir todas as informações pertinentes que você puder. Para isso, você deve observar com cuidado e gravar o que o adversário faz", escreveu Steve em sua obra.

O gosto pelo estudo do jogo levou o técnico dos Patriots a se afundar no trabalho para encontrar cada detalhe que garanta uma vantagem ao seu time, por menor que ela seja. Aí, a linha entre o legal e a trapaça fica tênue.

A preocupação com qualquer tipo de gravação ou observação dos Patriots antes do Super Bowl XLIX fez com que o Seattle Seahawks montasse um grande esquema de segurança, maior do costuma existir para uma decisão. Nada de estranho foi observado, mas as precauções sempre são tomadas.

MANDEL NGAN/AFP
Bill Belichick Kraft e Obama
Com Kraft, dono dos Patriots, em visita a Obama

À revista americana Sports Illustrated, uma pessoa que conhece bem Belichick disse que não considera o treinador um trapaceiro. No entanto, diz que enquanto outros treinadores seguem as regras, Bill irá procurar brechas para explorar.

"Este homem está dois passos na frente de todos porque ele é brilhante, Se você vai andar no limite, em algum momento você vai ultrapassá-lo. Algumas vezes alguém tem que puxá-lo de volta. Na cabeça dele ele pensa: ‘Eu vou levar uma vantagem e alguém têm que perceber que se isso é ilegal. Meu trabalho é treinar o time'", disse a fonte que não se identificou.

Com um retrospecto de 176 vitórias e 65 derrotas, seis aparições em Super Bowls e quatro títulos, Bill Belichick pode até ter uma porcentagem de vitórias maior após a descoberta das filmagens (78,1% contra 67%), mas sempre terá seu sucesso questionado.

Comentários

Mito ou trapaceiro? Bill Belichick e sua história de sucesso e desafios às regras

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.