Espanha ou Catalunha? Compare e veja quem ficaria com a melhor seleção

ESPN.com.br
Para jornalistas catalães, possível seleção da Catalunha seria 'muito forte em nível mundial'

Já virou rotina: Gerard Piqué entra em campo com a camisa da seleção espanhola e é vaiado. O motivo transcende as quatro linhas e envolve a posição do zagueiro do Barcelona sobre a independência da Catalunha. Mas será que é possível imaginar a Espanha sem os catalães ou vice-versa?

Nas últimas duas rodadas das eliminatórias da Eurocopa de 2016, por exemplo, disputadas na última semana, o técnico Vicente Del Bosque utilizou 19 jogadores nas partidas contra Macedônia e Eslováquia. Além de Piqué, outros três atletas seriam "desfalques" se a Catalunha tivesse seu time.

Entre os convocados utilizados, são catalães o zagueiro Piqué, o lateral Jordi Alba e os meio-campistas Sergio Busquets e Cesc Fábregas. Iniesta, autor do título mundial da Espanha em 2010 e um dos símbolos do Barcelona, é espanhol, mas já declarou "sentir-se catalão".

Ainda que sem o meio-campista, uma imaginária seleção da Catalunha independente mostraria força. No gol, seriam opções Victor Valdés, do Manchester United, ou Casilla, do Real Madrid. Na zaga, além de Alba e Piqué, são catalães Martín Montoya (Inter de Milão) e Marc Bartra (Barcelona).

No meio, Busquets e Fábregas ganhariam a companhia de Xavi, hoje no Catar, em um trio de respeito - o jovem Sergi Roberto pode ser alternativa. No ataque, nenhum grande destaque, mas bons nomes com Sergio García (ex-Espanyol), Bojan (Stoke City) e Deulofeu (Everton) como opções.

A seleção, claro, seria comandada por Pep Guardiola, que recentemente declarou que, se houvesse um Estado formado em sua época de jogador, "defenderia a Catalunha". O atual treinador do Bayern de Munique é natural de Santpedor, província catalã, e pró-independência da região.

Para Del Bosque, porém, também não faltaria qualidade para uma Espanha sem catalães. Considerando apenas os convocados para as eliminatórias: De Gea e Casillas no gol; Carvajal, Sergio Ramos, Juanfran e Bernat na defesa; David Silva, Cazorla, Mata, Isco, Koke, além de Iniesta no meio; e Diego Costa e Paco Alcácer na frente - nomes de peso, como Llorente, Morata ou Soldado, não foram chamados.

Piqué: 'Colocar em dúvida meu compromisso com a seleção me machuca muito'
Comentários

Espanha ou Catalunha? Compare e veja quem ficaria com a melhor seleção

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.