Bronze no Mundial, Dumoulin vence contrarrelógio e volta a ser líder da Volta

ESPN.com.br
Veja o resumo da 17ª etapa da Volta da Espanha, vencida por Tom Dumoulin 

Ele era o favorito e não decepcionou. O holandês Tom Dumoulin, especialista em crono, deixou os rivais no chinelo e foi o mais rápido da quarta-feira no contrarrelógio individual da Volta da Espanha 2015, etapa de 38,7 km disputada em Burgos. Terceiro colocado no Campeonato Mundial do ano passado, disputado também em território espanhol, o ciclista da Giant agora volta a ser o líder do Grand Tour.

Como os principais adversários na briga pelo título são os últimos a largarem e a briga pela camisa vermelha está acirrada, já era esperado que o final da prova seria emocionante. E foi. Maciej Bodnar foi o 18º a largar - entre 167 ciclistas - e fez o tempo mais rápido com 47m5s. O polonês liderou a disputa até Dumoulin entrar em ação.

E o holandês puverizou o tempo, colocando mais de um minuto de vantagem, completando o percurso em 46m1s. Dumoulin, que liderou a Volta da Espanha nas quinta, nona e décima etapas, começou a quarta-feira em quarto na classificação geral com 1m51s atrás do primeiro, o espanhol Joaquin 'Purito'. Seu contrarrelógio foi suficiente para tirar a diferença e recuperar a camisa vermelha.

Penúltimo a largar, o italiano Fabio Aru também fez um bom tempo em Burgos e quase voltou a vestir a camisa vermelha, mas está em segundo, na cola de Dumoulin, apenas 3s atrás. 'Purito', que liderava a Volta no início da etapa, fez apenas o 30º melhor tempo e caiu para terceiro na classificação geral.

A briga entre os três promete pelo título promete ser acirrada, ainda com quatro etapas pela frente. A próxima será disputada nesta quinta-feira, em média montanha, com trecho de 204 km entre Roa e Riaza. A ESPN+ e o Watch ESPN transmitem ao vivo, a partir das 11h.

'Purito' segue com a camisa verde, de líder por pontos, e com a branca, de primeiro na classificação combinada - uma média entre as outras. O espanhol Omar Fraile continua como dono da camisa branca com bolinhas azuis, de melhor montanhista.

Classificação final da 17ª etapa (país/equipe):

1. Tom Dumoulin (Hol/Team Giant-Alpecin) - 46m1s
2. Maciej Bodnar (POL/Tinkoff) - +1m4s
3. Alejandro Valverde (Esp/Movistar Team) - +1m8s
4. Vasili Kiryenka (BLR/Sky) - +1m31s
5. Jerome Coppel (FRA/Iam Cycling) - +1m32s
6. Nairo Quintana (Col/Movistar Team) - +1m33s
7. Romain Sicard (FRA/Europcar) - +1m36s
8. Nelson Oliveira (POR/Lampre) - +1m38s
9. Stephen Cummings (GBR/Mtn) - +1m40s
10. Fabio Aru (Ita/Astana Pro Team) - +1m53s

Classificação geral da Volta da Espanha (país/equipe):

1. Tom Dumoulin (Hol/Team Giant-Alpecin) - 68h40m36s
2. Fabio Aru (Ita/Astana Pro Team) - +3s
3. Joaquim Rodriguez (Esp/Team Katusha) - +1m15s
4. Rafal Majka (Pol/Tinkoff-Saxo) - +2m22s
5. Nairo Quintana (Col/Movistar Team) - +2m53s
6. Alejandro Valverde (Esp/Movistar Team) - +3m15s
7. Esteban Chaves (Col/Orica GreenEdge) - +3m30s
8. Daniel Moreno Fernandez (Esp/Team Katusha) - +3m46s
9. Mikel Nieve (Esp/Team Sky) - +4m10s
10. Louis Meintjes (RSA/Mtn) - +6m51s

Comentários

Bronze no Mundial, Dumoulin vence contrarrelógio e volta a ser líder da Volta

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.