Ajax é bom de administração e rico, mas virou pequeno na Europa

ESPN.com.br
Getty
Vista externa da Amsterdam Arena, estádio do Ajax, da Holanda
Vista externa da Amsterdam Arena, estádio do Ajax, da Holanda

A partir de hoje, contra o Rapid Viena, da Áustria, o tradicional Ajax, quatro vezes vencedor da Liga dos Campeões, tenta uma vaga nos playoffs da edição 2015/2016 da competição. Avançando, terá pela frente outra série eliminatória para garantir um lugar na fase de grupos.

Com um time recheado de garotos e sem nomes famosos, será uma tarefa dura. E mesmo se conseguir, não deve ter vida longa na competição:a última vez que o time holandês passou da fase de grupos foi na já distante temporada 2005/2006 (e quando vai para a Liga Europa também acumula fracassos). Assim, é apenas o 29º colocado no ranking da Uefa.

Gigante que se apequenou em campo, o Ajax é uma potência nas finanças. Com uma política de revelar talentos para vendê-los, o clube faturou nos últimos dez anos 275 milhões de euros com a venda de atletas, o equivalente hoje a R$ 1,017 bilhão.

Política que transformou o time de Amsterdã no mais bem administado em uma lista de 44 clubes da Europa que são propriedade privada ou tem dados financeiros divulgados por auditorias independentes.

O Ajax lidera a lista, que tem o Arsenal na segunda colocação e o Bayern de Munique em terceiro. O ranking leva em consideração quatro itens: geral, operacional, solvência (que é o tamanho do ativo contra o do piassivo) e liquidez, que é basicamente dinheiro em caixa.

Nesse último item o Ajax se destaca mais. Na última edição do ranking, divulgado em junho passado, o clube tinha 86,6 milhão de euros, ou cerca de R$ 320 milhões en caixa. Dinheiro que provavelmente não vai fazer o clube voltar a ser grande em campo.

Meia alemão na Juventus, PSG abre bolso por argentino e novo goleiro no Manchester United
Comentários

Ajax é bom de administração e rico, mas virou pequeno na Europa

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.