Confira o vaivém do mercado do voleibol brasileiro e internacional

Maurício Jahu, para o ESPN.com.br
Veja abaixo como está o aquecido mercado do voleibol, tanto em solo nacional quanto internacional:

Dia 13/07

Depois do Campeonato Carioca, a levantadora Betina, do Rexona, vai se mudar para os Estados Unidos, onde irá estudar e jogar em uma universidade americana.

No masculino, a melhor da semana vem da Ulbra, de São Caetano, que ganhou o reforço do veterano Gilsão Mão-de-Pilão, de 41 anos e que estava na França, com passagens por Rússia, Japão e Itália. Gilsão volta para defender a Ulbra pela quarta vez na carreira.

O Santander acertou com o levantador Carlos Fideli e com o ponta Rafael, que estava no Loreto da Itália e com passagens por UCS, Suzano e Ulbra. A equipe inicia temporada nesta semana, representando São Bernardo do Campo nos Jogos Regionais, que acontecem em Santo André.

Na Itália, o central Sala, que estava no Montichiari, se transferiu para o Trentino, que também acertou com o oposto búlgaro Sokolov.

O Cuneo negocia com o central Mastrangelo. O ex-líbero Vernaghi encerrou a carreira de atleta e é o novo manager do time. O Piacenza, de João Paulo Bravo, acertou com o central finlandês Oivanen.

O Latina, recém promovido à Série A1, já contratou o levantador Sáita, ex-Treviso, o oposto Giombini, o central sérvio Géric, e os pontas Vujevic e o holandês Snippe.

O central Tencati é o novo reforço do Valentia. Já o Montichiari parece ter superado os problemas políticos e começou a contratar. O primeiro a chegar é o líbero francês Jeffy Exiga, que estava no Cannes. Mauro Berruto, também técnico da Finlândia, continua no comando.

No feminino, depois da holandesa Manon Flier, o Novara, que já renovou com a levantadora chinesa Feng, ainda negocia com a norte-americana Logan Tom. O Busto Arsízio, da levantadora Fernandinha, acertou com a oposto romena Turlea e com a ponta Helena Havelkova, que estavam no Sassuolo.

Na Turquia, a atacante Valeskinha mudou de time. Ela trocou o Karsiyaka pelo Galatasaray.

Dia 22/06

O Pinheiros confirmou as contratações de vários jogadores, entre eles alguns campeões olímpicos, que foram repatriados. A lista tem Giba, que estava na Rússia, Gustavo, ex-Treviso, da Itália, Rodrigã, ex-Macerata, o levantador Marcelinho, que estava na Unisul, além do líbero Kid, do cubano Roca e do oposto Léo Mello. Joel e Dirceu, ex-Cimed, também acertaram. O técnico será Carlos Alberto Castanheira, o Cebola.

Já o Minas acertou com o canhoto André Nascimento e com o ponta Roberto Minuzzi. Ézinho não deve renovar.

No feminino, a Unilever, ex-Rexona, renovou com a líbero Fabi e com a levantadora Betina. Com o reforço de Dani Suco, ex-Pinheiros, o elenco da Unilever é praticamente o mesmo da temporada passada.

E na apresentação do time masculino do Sada Cruzeiro, o atacante Samuel Fuchs, que está se recuperando de uma cirurgia no ombor, estava otimista com o novo projeto.

Dia 08/06

O Santander/São Bernardo saiu às compras e trouxe o ponta Dante, ex-Dínamo de Moscou, da Rússia e o oposto Tuba, que estava no Forlí, da Itália. Além disso, renovou com Sérgio Escadinha, Marlon e Michael.

A Ulbra, agora com sede em São Caetano, também começou a se mexer e renovou com o levantador Vinhedo e contratou o oposto Jacke e o central Rodolfo, ex-Sada/Cruzeiro, com o ponta Willian, da Lupo e com o central Ualas, que estava na Espanha.

O Sada Cruzeiro repatriou mais dois atacantes. Um deles é o ponta Bruno Zanuto, que estava na Polônia. O outro é o central Renato Felizardo, ex-Perugia, da Itália.

No feminino, a atacante Paula Pequeno se transferiu para o Zarechie Odintsovo, da Rússia.
para o seu lugar, Osasco negocia com a ponta Jaqueline, que não vai renovar com o Pésaro da Itália.

Na Itália, o atual campeão Pésaro terá novamente técnico brasileiro. Depois da saída de José Roberto Guimarães, o Pésaro confirmou o acerto com Angelo Versesi, que já tinha sido campeão com a equipe há duas temporadas. No entanto, o Pésaro perdeu a central alemã Furst, que foi para o Bergamo.///

Já o time feminino do Jési anunciou um super reforço: a russa sokolova, que já tinha jogado no Jési, na temporada 2005/2006.

Ainda na Itália, o canhoto Sartoretti de trinta e oito anos, encerrou carreira de atleta e será o novo técnico do Perugia.

Como o por dentro do vôlei já havia adiantado semana passada, o atacante Rivaldo, ex-Pineto, é o novo reforço do Taranto, que voltou pra Série A1. O Taranto acertou também com o ponta Mânius, ex-Cuneo e com levantador norte-americano Donald Soxho.

Dia 01/06

O levantador Rafael, da seleção, trocou o Valentia pelo Trentino e será companhanheiro de Leandro Vissoto e Riad nas próximas temporadas.

Ele ocupa o lugar do sérvio Nikola Grbic, que foi para Cuneo, que também acertou com o líbero francês Henno, que estava no Forlí e com o ponta Cernic, ex-Taranto.

O Taranto negocia com o quarteto do Pineto: Rivaldo, Rodriguinho, Cléber mineiro e Dentinho.

O Piacenza busca mais atacantes, de preferência oposto, já que não terá mais com o espanhol Falasca, o alemão Pampel e o polonês Gromadowski, mas deve manter o sexteto titular, atual campeão.

O Modena perdeu Murilo para o Macerata, mas deve garantir Sidão e Angel dennis pra próxima temporada, mas procura um novo levantador. O técnico Silvano Prandi, que chegou agora, está otimista com as contratações.

Em Treviso, o levantador Ricardinho, o central alemão Hubner e o oposto Fei vão continuar. Papi e Cissola estão de partida. O novo técnico será Roberto Piazza.

No Brasil, o Vivo/Minas renovou com Henrique, Mauricio, Wanderson, Serginho e André Heller e contratou o levantador Luizinho, ex-Santander e o central Rogério, que estava na Itália.

No feminino, São Caetano está completando seu elenco e acertou com a atacante Fernanda Davis. O Rexona confirmou os acertos com Regiane e Camila Adão.

O Vôlei Futuro de Araçatuba, depois de acertar com Neneca, Ana Cristina e Clarisse, confirmou também a líbero Stephany, ex-Finasa e renovou com a central Fernanda Gritz. O time de Araçatuba corre atrás de ponteiras.

24/05/2009

O mercado europeu começou a se aquecer com o final dos campeonatos nacionais. O levantador brasileiro Rafael Redwitz, ex-Forlí, foi contratado pelo Resovia, da Polônia.

Na Grécia, é dada como certa a renovação do oposto sérvio Miljkovic no Olympiacos, que também fez proposta para o ponta Wijsmans, do Cuneo, da Itália.

E falando em Itália, muitos rumores. Em Treviso, cogita-se a troca de Cissola e Gustavo pelo ponta Martino. Outra hipótese é a de Cissola pelo polonês Winiarski. O levantador Nikola Grbic é muito disputado.

No Brasil, o Rexona confirmou os acertos com as atacantes Érika, Fabiana, Carol Gattaz e Joycinha. O time carioca acertou também a contratação da atacante Dani Suco, que estava no Pinheiros.

As atacantes Mari e Sheilla estão apalavradas com o São Caetano, mas só confirmarão o acerto se o time for competitivo. POr outro lado, a equipe do ABC paulista acertou com as centrais Juciely e Naty, ex-Brasil Telecom, e com a ponta Mari Paraíba, ex-Mackenzie, e ainda renovou com a ponta Dayse.

No Vôlei Futuro, de Araçatuba, mais movimentações. No feminino, o técnico Willian Carvalho corre atrás de mais reforços, e as prioridades são as ponteiras. No masculino, o técnico Cézar Douglas já começou a reforçar seu elenco.

A Cimed acertou com o oposto Bob, ex-Santander, para o lugar de Théo, que foi para o japão. Outro que deixou o time do ABC paulista foi o ponta Filipe. Seu destino é o Sesi, do técnico Giovane Gávio, com sede na Vila Leopoldina, em São Paulo.

O Sesi já acertou com o experiente líbero Jeff e repatriou Felipe Chupita, do Japão.

17/05/2009

Na Rússia, os norte-americanos campeões olímpicos Lloy Ball e Stanley renovaram com o atual campeão nacional, o Zenit Kazan, por mais duas temporadas.

Na itália, o Modena acertou com o ponta venezuelano Luis Diaz, mas quer um atacante de primeiro nível: além do belga Wijsmans, Zlatanov e Cisolla estão na lista.

Com a chegada de Murilo ao Macerata, quem está de partida é o polonês Swiderski. Ele tem propostas da Turquia e também para voltar ao seu país. Já a Sisley Treviso confirmou Flávio Gulinelli no comando.

No Brasil, o Pinheiros correu por fora e montou uma boa equipe, com a levantadora Fabíola, a oposto Lia, as pontas Fernanda Garay e Ju Costa, a líbero Verê e as centrais Ligia e Marina Daloca. Já o São Caetano acertou com a central Juciely.

Ainda no feminino, o Vôlei Futuro acertou com o técnico Willian Carvalho. Clarisse e Ana Cristina, de São Caetano, e Neneca, ex-Banespa, também foram contratadas.

No masculino, o Minas corre atrás de acertar com parte do seu elenco mesmo sem a confirmação da patrocinadora Vivo. Para o lugar de Mauro Grasso está confirmado Marcos Pinheiro, ex-Ulbra.

Já o rival Sada Cruzeiro acertou com Samuel Fuchs e Wallace e manteve Sandro, Léo Mineiro, Leandrão e Doulgas Cordeiro.

O Lupo Náutico, de Araraquara, também começou a montar seu elenco. Os primeiros reforços são o líbero Lukinha e os atacantes Tiago Wesz, Henrique e Mão.

10/05/2009

Na Itália, depois de perder o ponta Murilo para o Macerata, o novo diretor do Modena, Bruno da Re já corre atrás de reforços. Matey Cernic e Mastrangelo estão na mira. Já o Macerata, depois de acertar com Murilo, tenta fechar com o central Rodrigão, que tem mais duas propostas de clubes italianos.

Ainda na itália, o Piacenza, finalista dessa temporada, já garantiu o levantador Paolo Cozzi, reserva de Rafael no Valentia. Já a Sisley Treviso acertou com o ex-levantador holandês, o técnico Peter Blangé. Ele jogou em Treviso entre 1977 e 1999.

O técnico Flávio Gulinelli, ex-Valentia e Iraklis, da Grécia, é pretendido pelo Iskra Odintsovo, da Rússia.

No Brasil, o Rexona começa a se reforçar e já renovou com as irmãs Monique e Michele, com a experiente Erika e com a levantadora Dani Lins.

Já o Pinheiros contratou a líbero Verê e renovou com a ponta Taís e a central Lígia, além do técnico Paulo Cocco.

O São Caetano já acertou a renovação da levantadora Fofão. As próximas serão Mari e Sheilla. O técnico Mauro Grasso, que estava no Minas, interessa. As centrais Edna e Andréia não devem continuar.

A atacante Paula Pequeno estuda propostas internacionais e está entre Rússia, Itália e Grécia. Jaqueline deve renovar com o Pésaro por mais uma temporada.

No masculino, a Cimed renovou com quase todo o time titular, inclusive o central Éder. Menos o oposto Théo, que vai para o Suntory, do Japão. Para o seu lugar foi contratado o jovem oposto Guilherme Hage, ex-Lupo Náutico, de Araraquara.

O Minas só está conversando. André Heller já está certo, e Mauricio e Wanderson negociam. O técnico pode ser Marcos Pinheiro, que estava na Ulbra.

03/05/2009

Na Itália, o ponta Murilo deixou o Modena e vai para o Macerata, que deve renovar com Rodrigão. Por outro lado, o mesmo Modena acertou com o técnico Silvano Prandi, ex-Cuneo. Será a trigésima quarta temporada dele na série A1.

O levantador Nikola Grbic, do Trentino, e o atacante Cissola, do Treviso, também interessam. Com a chegada do novo supervisor, Pasquale Gravina, a Sisley perdeu ainda o holandês Horstink, que está voltando ao Montichiari. Ricardinho e Gustavo vão continuar.

Já o Valentia pode perder o levantador Rafael, que interessa ao Dínamo de Moscou, da Rússia. O Cuneo corre atrás de um substituto para Silvano Prandi. Alberto Giuliani, ex-Vverona, é um dos cotados.

No Brasil, as primeiras transferências já começaram. O Sada Cruzeiro acertou com o ponta Wallace, ex-Vôlei Futuro. A equipe cruzeirense já renovou com os atacantes Léo Mineiro, Leandrão e Douglas Cordeiro. Bruno Zanuto, que estava na Polônia, pode ser o próximo.

E falando em Minas, a diretoria do clube já definiu que o patrocinador continua na próxima temporada. Falta apenas assinar o contrato.

Wanderson é disputado pela Unisul, que ainda quer o levantador Daniel e o central Thiago Barth. O time catarinense dispensou o levantador Marcelinho, que tinha mais um ano de contrato com o clube.

No feminino, o novo time de Osasco já fechou com a levantadora Carol Albuquerque, com as atacantes Thaísa, Nathália e Adenízia e com a líbero Camila Brait. Sassá e Lia estão próximas, e Paula Pequeno ainda não definiu seu futuro.

O Pinheiros já definiu que Paulo Cocco continua no comando. O time paulista quer a levantadora Ana Tiemi e a oposto Elisângela. Edna, do São Caetano, é outra que interessa.
Comentários

Confira o vaivém do mercado do voleibol brasileiro e internacional

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.