Froome dá show na montanha e vence 10ª etapa do Tour; Contador cai, e Quintana sobe

ESPN.com.br
Assista ao resumo da 10ª etapa do Tour, a 1ª de montanha e que teve show de Froome

Chris Froome mostrou a que veio ao Tour de France nesta terça-feira. O britânico da SKY deixou seus rivais no chinelo e subiu a Pierre-Saint-Martin como quem andava em linha reta para vencer a 10ª etapa da mais tradicional prova do ciclismo mundial com larga vantagem. Depois de sessões planas e em contrarrelógios, a competição teve sua primeira etapa de montanha, com trecho de 167 Km e largada em Tarbes.

O pelotão principal, com 21 ciclistas, seguiu unido e sem definição alguma até quilômetros finais. Foi então que faltando 6,5 Km para a linha de chegada, o britânico Chris Froome resolveu usar todo o fôlego que ainda tinha. O líder do Tour de France passou a acelerar muito, deixando todos para trás a 5 km de vencer. Em uma arrancada incrível, não foi ameaçado e fez 59s de vantagem para o segundo, o australiano Richie Porte.

Com o resultado, Froome segue com a camisa amarela, dada ao líder da competição por tempo. Agora, ele está 2m52s à frente do norte-americano Tejay van Garderen, indicado pelo britânico como o grande rival do momento na competição. O ciclista da BMC foi apenas o 10º nesta terça-feira.

Quem também se deu bem na primeira etapa de montanha do Tour 2015 foi Nairo Quinta, outro favorito ao título. O colombiano cruzou a linha de chegada em terceiro e, com o resultado, assume a camisa branca, entregue ao melhor ciclista jovem - com no máximo 25 anos -, e sobe da nona para a terceira colocação na classificação geral.

Alberto Contador, bicampeão em 2007 e 2009, vinha bem junto ao pelotão principal, mas perdeu o ritmo nos 7 Km finais e ficou para trás. O espanhol terminou em 11º e caiu de quinto para sexto na briga pela camisa amarela, 4m4s de desvantagem para Froome.

A camisa verde, dada ao líder por pontos, voltou para André Greipel. O alemão da Lotto-Soudal, que já venceu duas etapas (2ª e 5ª), havia perdido o posto para o eslovaco Peter Sagan, mas agora tem 225 pontos, contra 222 do adversário.

O melhor montanhista, que usa a camisa branca com bolinhas vermelhas, agora é Chris Froome. Como a chegada da etapa era em subida que valia 50 pontos, ele tomou o lugar de Daniel Teklehaimanot, estreante e pioneiro africano, de Eritreia.

Vicenzo Nibali, outro favorito ao título, foi apenas o 21º colocado nesta etapa (+4m25s). O italiano da Astan Pro é o 10º na classificação geral no momento, 6m57s atrás de Chris Froome.

O Tour de France 2015 terá sequência nesta quarta-feira, com a 11º etapa, um trecho de 188 Km de montanha, entre Pau e Cauterets-Vallée de Saint-Savin. A ESPN+ e o WatchESPN transmitem ao vivo, a partir das 9h. 

Veja a classificação final da 10ª etapa - (nacionalidade/equipe):

1. Christopher Froome (GBR/Sky) - 4h22m7s
2. Richie Porte (AUS/Sky) - +59s
3. Nairo Quintana (COL/Movistar) - +1m4s
4. Robert Gesink (HOL/LOTTO NL-JUMBO) - +1m33s
5. Alejandro Valverde (ESP/Movistar) - +2m1s
6. Geraint Thomas (GBR/Sky) - +2m1s
7. Adam Yates (GBR/ORICA GREENEDGE) + 2m4s
8. Pierre Rolland (FRA/TEAM EUROPCAR) - + 2m4s
9. Tony Gallopin (ITA/LOTTO-SOUDAL) - +2m22s
10. Tejay Van Garderen (EUA/BMC) - +2m30s

Veja a clasificação geral do Tour de France (nacionalidade/equipe):

1. Christopher Froome (GBR/Sky) - 35h56m9s
2. Tejay Van Garderen (EUA/BMC) - +2m52s
3. Nairo Quintana (COL/Movistar) - +3m9s
4. Alejandro Valverde (ESP/Movistar) - +4m1s
5. Geraint Thomas (GBR/Sky) - +4m3s
6. Alberto Contador (ESP/Tinkoff Saxo) - 4m4s
7. Tony Gallopin (ITA/LOTTO-SOUDAL) - 4m33s
8. Robert Gesink (HOL/LOTTO NL-JUMBO) - 4m35s
9. Warren Barguil (FRA/TEAM GIANT-ALPECIN) - 6m12s
10. Vincezo Nibali (ITA/ASTANA PRO TEAM) - 6m57s

Comentários

Froome dá show na montanha e vence 10ª etapa do Tour; Contador cai, e Quintana sobe

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.