Em barcos com velas negras, velejadores fazem protesto na Baía de Guanabara

ESPN.com.br com Agência EFE
Reuters
Velejadores protestam na Baía de Guanabara
Velejadores protestam na Baía de Guanabara

Um grupo de velejadores navegou neste domingo pela Baía de Guanabara com barcos ostentando velas negras, em protesto contra o novo projeto da Marina da Glória, um dos locais de prova dos Jogos Olímpicos de 2016.

A manifestação foi denominada "Horizonte Negro" e foi idealizada pela artista plástica Martha Niklaus, que disse à Agência Efe, que se tratou de uma representação do que "está acontecendo no Rio e em todos o país".

O velejador e analista de sistemas Luiz Goldfeld, um dos membros da Associação dos Usuários da Marina de Glória, afirmou que a forma como foram concedidos os direitos de exploração da Marina, o que iria contra ao conceito o bom uso do espaço público.

"Estão usando a área para construir dois locais de eventos, um centro comercial, um polo gastronômico, o que desvirtia totalmente a função da Marina, que deveria ser uma área náutica, para a popularização do esporte", disse.

Os membros da Associação apresentaram neste mês uma ação contra o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que concedeu as licenças para o projeto.

O advogado do órgão comunitário, Nelson Nirenberg, afirmou que o parque e todas as infraestruturas incluídas na área são protegidas por lei, e que não podem sofrer qualquer tipo de alteração, inclusive na vista, como o projeto prevê, já que a visão do Pão de Açúcar ficaria obstruída.

"Conseguimos que a justiça reconhecesse as ilegalidades praticadas pelo Iphan e paralisasse as obras", explicou Nirenberg. O juiz que tinha determinado a suspensão dos trabalhos, no entanto, reconsiderou a decisão contra o Iphan na sexta-feira, e permitiu a retomada nas obras na Marina da Glória.

Comentários

Em barcos com velas negras, velejadores fazem protesto na Baía de Guanabara

COMENTÁRIOS

Use a Conta do Facebook para adicionar um comentário no Facebook Termos de usoe Politica de Privacidade. Seu nome no Facebook, foto e outras informações que você tornou públicas no Facebook aparecerão em seu cometário e poderão ser usadas em uma das plataformas da ESPN. Saiba Mais.